Aluno cria jogo para aprendizado de química

quinta-feira, novembro 05, 2009

JC e-mail 3883, de 05 de Novembro de 2009.

22. Aluno cria jogo para aprendizado de química

Ludo Químico, jogo virtual gratuito, ajuda estudantes do ensino médio e vestibulandos a testarem os seus conhecimentos na área

Aluno de gradução do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Araraquara, Manoel Guerreiro desenvolveu o jogo. Com as mesmas características do ludo tradicional, originário do pachisi indiano, o objetivo do jogo é chegar ao final do tabuleiro, respondendo corretamente às perguntas que aparecem pelo percurso. As questões seguem os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, definidos pelo Ministério da Educação.

O projeto nasceu em 2006, quando Guerreiro cursava a disciplina Prática de Ensino. Ele e seu grupo criaram, na época, uma versão de ludo para ser aplicada em uma escola pública de Araraquara (SP). A ideia inicial era abordar apenas um tema usando um tabuleiro de verdade.

"Foi daí que surgiu minha vontade de criar jogos que pudessem ser usados como ferramentas didáticas", diz o aluno. O jogo foi aplicado com sucesso e rendeu ao graduando um artigo na revista de educação "Ciência e Cognição".
(Com informações do Portal da Unesp)