A situação Catch-22 da SBPC sobre o affair Ciência Hoje On-Line

quinta-feira, outubro 29, 2009

A SBPC está numa situação Catch-22 sobre o affair Ciência Hoje On-Line: o artigo "Evolução e Religião", de Sérgio Danilo Junho Pena que descaracterizou a teoria do Design Inteligente.

Seus proponentes no Brasil, como o Prof. Dr. Marcos Nogueira Eberlin, membro da Academia Brasileira de Ciências, solicitaram ao Dr. Sérgio Danilo Junho Pena e a Bernardo Esteves, editor executivo do CH On-Line, o direito de réplica. Pena respondeu que isso era da alçada do editor. Esteves respondeu que o teor do nosso artigo (a réplica) não fazia parte da política editorial do CH On-Line.

Diante desta inusitada situação, os membros do NBDI (Núcleo Brasileiro de Design Inteligente) - Campinas, SP, se viram obrigados a replicar neste espaço.

Qual será a reação da SBPC?

1. Lançar um manifesto de solidariedade e desagravo ao Dr. Sérgio Danilo Junho Pena.

2. Criticar a falta de colegialidade do Dr. Marcos Nogueira Eberlin e deste blogger por terem feito críticas públicas severas a um dos maiores nomes da ciência brasileira.

3. Cortar as verbas de pesquisas do ThoMSon Mass Spectometry Laboratory liderado pelo Dr. Marcos Nogueira Eberlin.

4. Demitir sumariamente Bernardo Esteves da editoria executiva do Ciência Hoje On-Line por ter assumido uma política editorial inexistente e que não condiz com a política da livre discussão de ideias proposta e defendida pela SBPC.

5. Nenhuma das opções.

Situação Catch-22.