Pós-doutorado em educação na USP com Bolsa FAPESP

terça-feira, outubro 27, 2009

Pós-doutorado em educação na USP com Bolsa FAPESP
27/10/2009

Agência FAPESP – O grupo de estudos Programas Especiais de Formação de Professores, Educação a Distância e Escolarização da Universidade de São Paulo (USP), em colaboração com pesquisadoras da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e do Instituto de Psicologia da USP, recebe aplicações para duas Bolsas de Pós-Doutorado.


Grupo de estudos Programas Especiais de Formação de Professores, Educação a Distância e Escolarização recebe aplicações para duas bolsas até 30 de novembro

As Bolsas estão vinculadas ao Projeto Temático “Programas especiais de formação de professores, educação a distância e escolarização: pesquisas sobre novos modelos de formação em serviço”, coordenado pela professora Belmira Oliveira Bueno, da Faculdade de Educação da USP e apoiado pela FAPESP.

O objetivo é o desenvolvimento de pesquisas sobre os seguintes temas e objetivos:

1) Novos modelos de formação de professores em serviço em países da América Latina
Supervisão: Belmira Oliveira Bueno
Objetivos: Desenvolver análises comparativas entre os modelos de formação de professores (das séries iniciais do ensino fundamental) que surgem após os anos 1990 em diferentes países da América Latina (em princípio Chile, México e Argentina); analisar as estratégias de ajuste às demandas nacionais; levantar dados sobre as repercussões de tais modelos para os processos de escolarização nos países em questão.

2) O trabalho docente nos diferentes modelos criados na América Latina para a formação de professores em serviço
Supervisão: Alda Junqueira Marin
Objetivos: Rastrear a gênese desses cursos em diferentes países da América Latina, no que tange às propostas de trabalho docente; localizar na documentação específica a regulação para o exercício das funções; desenvolver análises comparativas entre tais modelos e aqueles adotados no Brasil, especialmente os cursos especiais para professores em serviço.

O valor da Bolsa de PD da FAPESP é de R$ 4.508,10 mensais. O projeto inicial deverá durar 12 meses, podendo haver prorrogações até 24 meses.

Pré-requisitos para aplicações:

Ter título de doutor, com comprovada competência na área e tema proposto;

Se houver vínculo empregatício, comprovar a concordância da instituição em conceder afastamento sem vencimentos;

Apresentar currículo atualizado, carta de recomendação, carta contendo breve relato de sua experiência e objetivo de carreira.

Os documentos devem ser enviados em formato PDF. Os candidatos aceitos deverão:

Apresentar anualmente ao menos um artigo científico para publicação em periódicos nacionais ou internacionais na área da pesquisa e um relatório anual de atividades;
Participar ativamente do grupo de pesquisa e apresentar ao menos um seminário por semestre;

Reconhecer e citar o grupo de pesquisa nos resultados do projeto de pesquisa, como livros, artigos e outras formas de transferência de conhecimento.
As propostas deverão ser enviadas até o dia 30 de novembro de 2009 para o e-mail bbueno@usp.br.

Outras vagas de bolsas de pós-doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br