Encontro evidencia crescimento e vitalidade da antropologia nos países do Mercosul

quarta-feira, outubro 14, 2009

JC e-mail 3867, de 13 de Outubro de 2009.

25. Encontro evidencia crescimento e vitalidade da antropologia nos países do Mercosul

A VIII Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM) aconteceu entre os dias 29 setembro e 2 de outubro, em Buenos Aires, com o tema "Diversidade e poder na América Latina"

Organizado pelo Instituto de Altos Estudos Sociais da Universidade Nacional de San Martín (UNSAM), da Argentina, o evento contou com cerca de três mil participantes, número que superou as edições anteriores.

Participaram da reunião estudantes e pesquisadores de diferentes países do Mercosul, principalmente Argentina, Brasil, Chile e Uruguai, bem como de países latinoamericanos sem grande presença nas outras edições, como Bolívia, Colômbia, México, Paraguai e Venezuela. Estiveram presentes também pesquisadores do Canadá, Espanha, Estados Unidos, Itália e Portugal, entre outros países.

Realizaram-se 30 mesas-redondas, 75 grupos de trabalho, 14 fóruns de discussão, 24 lançamentos de livros e revistas, duas homenagens - aos pesquisadores Lygia Sigaud e Silvio Coelho - e um ato de reconhecimento à trajetória de Leopoldo Bartolomé, presidente honorário da reunião.

A cerimônia de abertura da reunião, no Teatro Astral, contou com a participação de Carlos Ruta, reitor da UNSAM, e de Alejandro Grimson, decano da IDAES, além das conferências inaugurais de Otávio Velho (UFRJ e SBPC) e Claudio Lomnitz (Columbia University, USA).

Segundo os organizadores do evento, a diversidade de temas e objetos de estudo abordados sob diferentes enfoques e a grande quantidade de instituições e departamentos de antropologia e ciências sociais representados evidenciaram o crescimento e a vitalidade da área nos países que integram o Mercosul e o conjunto de América Latina.

Esta vitalidade, ressaltam, baseia-se na intensificação dos vínculos profissionais e de parceria entre os antropólogos da região, construídos ao longo de décadas. Eventos como a RAM, enfatizam os organizadores, contribuem para reforçar estas parcerias.
(Com informações da comissão organizadora do encontro)