Em dia de inauguração, Fapeam lança programas

terça-feira, outubro 27, 2009

JC e-mail 3876, de 26 de Outubro de 2009.

8. Em dia de inauguração, Fapeam lança programas

Solenidade de inauguração da sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), na sexta-feira, dia 23, em Manaus (AM), foi marcada pelo lançamento de novos programas e parcerias

Entre os investimentos de maior impacto está a previsão de 170 bolsas de doutorado para áreas estratégicas no Amazonas, sendo 100 em parceira Capes e 70 em parceria com o CNPq.

A divulgação das 100 bolsas em parceria com Capes já estava previamente estabelecida para anúncio no dia da inauguração. Já o anúncio das 70 bolsas que serão concedidas em parceira com o CNPq surpreendeu a todos. Elas foram anunciadas à Fapeam somente com a chegada do representante da agência do MCT a Manaus, José Roberto Drugowich de Felício.

Entre os programas lançados pela Fapeam estão o Programa Primeiros Projetos (PPP), o Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Tecnologias para a Produção de Biocombustíveis no Estado do Amazonas (Biocom), o Programa de Cooperação para a Capacitação de Pós-Doutores nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa do Estado do Amazonas (PCPD/AM), o Programa de Formação de Doutores em Áreas Estratégicas (PDAEST/AM), o Programa Ciência na Escola (PCE) e o Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico.
(Com informações da Agência Fapeam)