Edital seleciona professores-visitantes para Universidade de Salamanca

terça-feira, outubro 20, 2009

JC e-mail 3871, de 19 de Outubro de 2009.

13. Edital seleciona professores-visitantes para Universidade de Salamanca

Estão abertas, até 10 de novembro, as inscrições para professor-visitante brasileiro junto ao Centro de Estudos Brasileiros (CEB) da Universidade de Salamanca (USAL), período letivo 2009/2010

O convênio entre o CNPq e a instituição espanhola pretende contribuir para a difusão do conhecimento e a elaboração de estudos sobre a sociedade brasileira. São até quatro vagas, uma para cada área apoiada: direito, economia, educação e geografia.

A permanência é de dois meses, de 15 de janeiro a 15 de março de 2010. Desenvolver pesquisa, elaborar estudos, ministrar aulas e colaborar com as atividades do CEB serão as atribuições dos selecionados. O auxílio do CNPq é de R$ 14,3 mil por professor-visitante, valor não acumulativo com outras bolsas. A USAL complementa o montante com 600 euros mensais para cada pesquisador.

A universidade espanhola também garante local de trabalho e infraestrutura para realização das atividades docentes, de pesquisa e preparação de aulas dos visitantes brasileiros; informações sobre alojamento; providências para o acesso às bibliotecas e um curso de espanhol.

O candidato deve possuir título de doutor; experiência profissional e produção técnico-científica compatível; currículo cadastrado na Plataforma Lattes; não estar aposentado e possuir vínculo empregatício/funcional com instituição de ensino superior (IES), ou centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento sem fins lucrativos; além de dedicar-se integralmente às atividades de pesquisa e ensino em nível de pós-graduação programadas pelo CEB/USAL.

As propostas devem ser apresentadas sob a forma de programa de atividades de pesquisa e ensino e encaminhadas ao CNPq exclusivamente por meio do Formulário de Propostas Online, disponível. As candidaturas aprovadas serão divulgadas na página do CNPq a partir de 8 de dezembro.

Mais informações sobre o CEB/USAL, no site www.usal.es/cebusal/

O edital para selecionar os professores visitantes está em www.cnpq.br/editais/ct/2009/usal.htm

(Com informações da Assessoria de Comunicação do CNPq)