Destaques em iniciação são premiados

terça-feira, outubro 20, 2009

Destaques em iniciação são premiados
20/10/2009

Agência FAPESP – O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) entregou nesta segunda-feira (19/10), na abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o 7º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Cientifica.

A premiação é um reconhecimento aos trabalhos de destaque realizados por bolsistas de Iniciação Científica do CNPq e às instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).


Na abertura da Semana Nacional de C&T, CNPq entrega 7º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Cientifica (foto: FAPESP)

Em Ciências da Vida, o primeiro lugar ficou com Anderson Guimarães Baptista Costa, aluno e bolsista da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pelo trabalho “Promastigotas de Leishmania amazonensis induzem e são mortas pelas redes extracelulares de neutrófilos”.

Bárbara Celeste Messa, bolsista do Instituto de Botânica de São Paulo e aluna do Centro Universitário São Camilo, foi a segunda colocada. Tendo como orientadora a professora Marília Gaspar, o trabalho premiado “Alterações fisiológicas e metabólicas em plantas de Arabidopsis thaliana L/i> com baixa atividade de nitrato redutase em resposta a altas concentrações de CO2 atmosférico foi realizado no âmbito do Projeto Temático “Carboidratos de plantas tropicais como moduladores de processos ecofisiológicos e indicadores de respostas a estresses ambientais" apoiado pela FAPESP e coordenado por Márcia Regina Braga.

Gabriela da Silva Machineski, bolsista do Instituto Agronômico do Paraná e aluna da Universidade Estadual de Londrina, ficou em terceito lugar com o trabalho “Caracterização, competição e diversidade de estirpes de rizóbio em feijoeiro”.

Na categoria Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, a ganhadora foi Izabella Antunes Pimenta, bolsista da Comissão Nacional de Energia Nuclear e aluna da Universidade Federal de Minas Gerais, com o trabalho “Síntese de redes interpenetrantes de gel polimérico em sílica nanoporosa estruturalmente ordenada para bioaplicação”.

Jorge Armando Rehn Casierra, aluno e bolsista da Universidade Federal de Pernambuco, com “abordagem topológica de transições de fase no modelo de Ising”, ficou em segundo lugar, seguido por William Leonardo Teixeira da Silva, da Universidade de Santa Cruz do Sul, com “Oleoquímica: produção, extração, caracterização e transformação de óleos vegetais com ênfase na obtenção de biodiesel e aproveitamento de subprodutos”.

Na categoria Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, o primeiro lugar ficou com Meire Helen Godoi de Moraes, da Universidade Estadual Paulista, com o trabalho “Diferentes mídias em parceria e cooperação: grandes produtoras de identidades contemporâneas”.

Bárbara Figueiredo Souto, da Universidade Federal de Viçosa, com “O movimento feminista e as representações sobre as mulheres na imprensa de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro (1870-1925)”, ficou em segundo, seguida por Francemberg Teixeira Reis, da Universidade Estadual de Feira de Santana, com “Organização de um acervo judiciário: os inventários como fonte para a história social de Feira de Santana (1890-1960)”.

A Universidade Estadual do Norte Fluminense foi agraciada na categoria Mérito Institucional como a instituição do Pibic com maior índice de egressos titulados na pós-graduação em cursos reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Mais informações: www.cnpq.br