Charles Darwin: pai da teoria da evolução através da seleção natural???

domingo, outubro 18, 2009

"Charles Darwin (1809-1882), o pai da teoria que explica a evolução dos seres vivos através da seleção natural."
Ricardo Bonalume Neto, in Usurpadores de trono (requer assinatura da Folha de São Paulo ou do UOL).

Bonalume Neto se esqueceu do "outro pai" da teoria que explica a evolução dos seres vivos através da seleção natural: Alfred Russel Wallace. Dizem outros historiadores que Darwin plagiou a seleção natural de Wallace. Eu não estou convencido, mas onde há fumaça, há fogo...

Nós historiadores da ciência ficamos uma arara quando os teóricos que elaboraram as teorias científicas ou chegaram às descobertas científicas são chamados de "pai disso", "pai daquilo". Preferimos chamá-los de "precursores", pois muitos outros trilharam esse caminho e ajudaram com seus insights, mesmo que errôneos, na elaboração de teorias e descobertas científicas. Além disso, e as mulheres cientistas que deram grandes contribuições para o avanço da ciência não são chamadas de "mães". Madame Curie, por exemplo, não é chamada de "mãe da radioatividade". Capice???

Ah, a evolução por seleção natural (tipo de) já era discutida numa enciclopédia chinesa há 2.500 anos antes de Darwin, o homem que teve a maior ideia que toda a humanidade já teve (menos Dennett, menos, porque cada dia que passa, mais esta sua afirmação fica ridícula).

Doravante, será que o Bonalume Neto ainda vai usar esta expressão inadequada?