Brasil é ouro e prata na olimpíada ibero-americana de matemática

terça-feira, outubro 06, 2009

Brasil é ouro e prata na olimpíada ibero-americana de matemática
6/10/2009

Agência FAPESP – O Brasil conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata na 24ª Olimpíada Ibero-americana de Matemática, realizada de 17 a 27 de setembro, na cidade de Santiago de Querétaro, no México.

Renan Henrique Finder, de Joinville (SC), que atualmente estuda em São Paulo, obteve medalha de ouro com 41 pontos, a maior pontuação da competição. Matheus Secco, do Rio de Janeiro (RJ), também conquistou uma medalha de ouro.

Marcelo Tadeu de Sá Oliveira Sales, de Salvador (BA), atualmente estudando em São Paulo (SP), e Marco Antonio Lopes Pedroso, de Santa Izabel (SP), conquistaram medalhas de prata.


Com duas medalhas de ouro e duas de prata, o Brasil ficou em 2º lugar na pontuação, perdendo apenas por um ponto para a delegação do Peru que somou 146 pontos (Foto: Divulgação/)

A Olimpíada Ibero-americana de Matemática é realizada com a colaboração dos ministérios da Educação e das sociedades de matemática dos países participantes, além de grupos de professores e alunos.

Os objetivos principais da competição incluem o fortalecimento e estímulo ao estudo da matemática, a contribuição para o desenvolvimento científico da comunidade ibero-americana, a descoberta de jovens talentos na área e o incentivo à troca de experiências entre os participantes.

Este ano participaram da competição as delegações de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, representados por equipes de até quatro alunos, totalizando 84 estudantes.

O Brasil ficou em segundo lugar na classificação geral, com 145 pontos, perdendo apenas para o Peru, que obteve 146.

O Brasil participa da competição desde 1985, conquistando desde então um total de 85 medalhas, sendo 46 de ouro, 29 de prata e 10 de bronze. A participação brasileira é organizada por meio da Olimpíada Brasileira de Matemática, iniciativa realizada nas modalidades de ensino fundamental, médio e superior nas instituições públicas e privadas de todo o Brasil que atualmente atinge cerca de 350 mil estudantes.

A Olimpíada Brasileira é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e conta com o apoio do CNPq.

Mais informações: http://www.obm.org.br