1º Seminário de Difusão Científica

terça-feira, outubro 06, 2009

1º Seminário de Difusão Científica
6/10/2009

Agência FAPESP – Comunicação, ciência e sociedade são os temas centrais do 1º Seminário de Difusão Científica, que será realizado no dia 23 de outubro em Curitiba (PR). Originalmente marcado para agosto, o evento foi adiado em virtude da epidemia de gripe suína.
O evento é organizado pela Funpar, fundação de apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Economia Empresarial (Nupem), também da UFPR.

O seminário reunirá jornalistas científicos de diversos veículos de comunicação e representantes do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 21 de outubro no site da Funpar.

Pela manhã, o tema central das palestras será “Brasil: ciência, tecnologia e inovação”. Participam do debate Joe Valle, secretário de Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, Lenio Alvarenga, gerente de Pesquisa Clínica da Pfizer, Sergio Scheer (pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, e Aldair Rizzi, presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

O seminário “Conhecimento, Ciência e Sociedade” abordará a relevância da democratização do conhecimento por meio do Jornalismo Científico de qualidade, com a reflexão sobre a pesquisa e as relações institucionais, levantando pontos cruciais para o crescimento e desenvolvimento econômico, político e social do Brasil.

Participarão também do evento, jornalistas especializados em ciência que discutirão a cobertura da imprensa sobre o setor. Compõem a mesa: Graça Caldas, jornalista e diretora acadêmica da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC), Bernardo Esteves, editor do Ciência Hoje On-line, Mariluce Moura, diretora de redação da revista Pesquisa Fapesp, Emiliano Urbim, editor da revista Superinteressante, e Lacy Barca, gerente de documentação e pesquisa da TVE Brasil.

Mais informações: http://www.funpar.ufpr.br