White 'falou e disse': a salvação da ciência é uma ideia nova

domingo, setembro 06, 2009

Em entrevista concedida ao jornal Folha de São Paulo, Simon White, astrofísico britânico, perguntado sobre a crise da física atual em relação à da física no século 19, respondeu:

"No século 19, o principal problema dos físicos era entender por que os átomos são estáveis. (...) O que surgiu como salvação foi a mecânica quântica, uma ideia nova"

"Talvez estejamos em uma situação como aquela. Precisamos de uma ideia nova. E não é gastando um monte de dinheiro que a conseguiremos".

Engraçado, o problema da teoria geral da evolução do século 21 (a Síntese Evolutiva Ampliada) é se livrar das limitações heurísticas da teoria geral da evolução de Darwin do século 19. Darwin nada sabia dessa complexidade devido às limitações do conhecimento científico do seu tempo. A biologia do século 21 é uma ciência da informação complexa especificada. Nós já temos esta 'nova ideia': teoria do Design Inteligente que aborda esta questão da informação complexa especificada e de complexidade irredutível. Teses que são empiricamente detectadas na natureza.

Não é impedindo o livre debate sobre a capacidade heurística da TDI que nós conseguiremos avançar a ciência biológica. Sem ideia nova, a ciência não avança.

White, you're my man [você é o cara]!

Fonte: FSP [Acesso livre somente para assinantes da FSP ou do UOL]