Prêmio de C&T no Paraná terá categoria de jornalismo científico

quarta-feira, setembro 16, 2009

JC e-mail 3849, de 16 de Setembro de 2009.

25. Prêmio de C&T no Paraná terá categoria de jornalismo científico

O jornalista vencedor receberá valor em dinheiro para custear cursos ou equipamentos. Inscrições vão até 20 de setembro

O Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, concedido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), incluirá pela primeira vez a categoria de jornalismo científico. Na 23ª edição do Prêmio, a nova categoria contemplará um jornalista que tenha se destacado pela realização de reportagem impressa ou eletrônica na área de ciência, tecnologia e inovação, veiculada em meios de comunicação do Paraná.

Com a inclusão dessa nova categoria, a Seti visa ampliar a divulgação de projetos, pesquisas e assuntos das áreas de ciência, tecnologia e inovação, bem como reforçar a prestação de contas à sociedade dos recursos aplicados pelo Fundo Paraná em todas as áreas do conhecimento, em instituições de ensino superior e pesquisa paranaenses.

Podem concorrer à nova categoria jornalistas, pesquisador ou professor, radicado no Paraná e com atuação comprovada em veículos de comunicação do estado.

O jornalista vencedor receberá um prêmio em dinheiro equivalente a 60% do valor do vencimento de professor titular em regime de dedicação exclusiva, incluindo a gratificação de incentivo à titularidade de doutor, destinado a custear a participação do jornalista em evento de jornalismo científico ou curso de aperfeiçoamento de sua livre escolha ou aquisição de equipamentos e materiais.

O prêmio também é concedido a pesquisadores-cientistas, pesquisadores-extensionistas, estudantes de graduação e, desde 2008, a um inventor independente.

Saiba mais no site www.seti.pr.gov.br
(Com informações da Assessoria de Comunicação da Seti)