Bolsas vinculadas a Jovens Pesquisadores

quinta-feira, setembro 03, 2009

Bolsas vinculadas a Jovens Pesquisadores
1/9/2009

Agência FAPESP – A Diretoria Científica da FAPESP divulgou nova instrução normativa para bolsas concedidas como itens orçamentários em Auxílios.

De acordo com a Instrução Normativa DC 018-A, a partir de 1º de setembro de 2009 será possível ao pesquisador que tem ou pretende submeter uma proposta ao Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes solicitar Bolsa de Doutorado Direto como item orçamentário.


FAPESP divulga instrução normativa para concessão de bolsas de Doutorado Direto como itens orçamentários em projetos apoiados pelo Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes (foto: Eduardo Cesar)

A solicitação se dará nos mesmos moldes das bolsas vinculadas a Auxílios a Pesquisa – Projeto Temático concedidas desde 1º de janeiro deste ano.

O objetivo é estimular a participação e vinculação, além de aperfeiçoar e tornar mais ágeis as rotinas relativas à indicação e seleção, de bolsistas de Doutorado Direto a Projetos Temáticos e a projetos do Programa Jovens Pesquisadores.

Bolsas de Doutorado Direto vinculadas a Projetos Temáticos e a Auxílios Jovem Pesquisador poderão continuar a ser solicitadas em propostas específicas, seguindo os procedimentos tradicionais desta Fundação.

Em ambos os casos deverão ser observadas as regras da FAPESP para o Programa de Bolsas de Doutorado Direto, descritas em www.fapesp.br/bolsas/dd.

Para os Auxílios Jovem Pesquisador que já estiverem vigentes na data de início de validade da IN 018-A serão aceitas solicitações de Bolsas de Doutorado Direto à época da apresentação do Relatório Científico anual e nos termos estabelecidos, utilizando-se para isso o Formulário de Alteração da Concessão Inicial disponível em www.fapesp.br/materia/565.

Para as propostas submetidas até 30 de agosto de 2009 poderão ser feitas solicitações de Bolsas de Doutorado Direto vinculadas a Auxílio Jovem Pesquisador mediante correspondência a ser encaminhada à Diretoria Científica da FAPESP, sob o título “Solicitação de Bolsas DD vinculada a Auxílios Jovem Pesquisador”.

“Nos Projetos Temáticos, além de estender a duração máxima para até cinco anos, já é possível solicitar, como parte do orçamento do projeto, bolsas de Treinamento Técnico, Iniciação, Doutorado Direto e Pós-Doutorado. Agora, com a inclusão das bolsas de Doutorado Direto nos itens financiáveis nos projetos Jovem Pesquisador, ao lado das Bolsas de Iniciação e Treinamento Técnico, esperamos criar um estímulo adicional para a orientação de teses de doutorado em São Paulo e para a formação de equipes em torno dos projetos Jovem Pesquisador apoiados pela FAPESP”, disse Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fundação.

A IN 018-A está publicada em: www.fapesp.br/materia/5315.