Darwin (Origem das Espécies, 6a. edição) foi mais lamarckista do que Lamarck

segunda-feira, setembro 14, 2009

Na elaboração de minha dissertação em História da Ciência - PUC-SP (2008) sobre a controvérsia científica entre St. George Jackson Mivart e Charles Robert Darwin, eu tinha Marcelo Dascal como referencial teórico de como as controvérsias científicas se dão. Fui 'convencido' a procurar outra maneira de abordar a questão.

Seguindo Dascal, eu ia mostrar que Darwin na 6a. edição do Origem das Espécies (1872) tinha sido mais lamarckista do que o próprio Lamarck. Naquela ocasião eu tinha e tenho material corroborando isso, mas não tinha 'tacape' (doutorado) para enfrentar a Nomenklatura científica no mesmo patamar. Agora eu persigo isso: um 'tacape' vale muito na Akademia.

Uma de minhas referências é este artigo The Giraffe's Short Neck de Craig Holdrege.

Fui, nem sei por que, pensando que a história do pescoço da girafa contada em nossos livros didáticos de Biologia do ensino médio está mais furado do que queijo suiço e em flagrante descompasso com a verdade da História da Ciência.

Alô MEC/SEMTEC/PNLEM, mais uma pequena contribuição deste simples professorzinho do ensino médio (tenho orgulho de ser educador), oops, agora mestre e doutorando em História da Ciência.