Urbanização de favelas

segunda-feira, agosto 03, 2009

Urbanização de favelas
3/8/2009

Agência FAPESP – Oferecer subsídios a formuladores de políticas e programas relacionados à urbanização de favelas, assim como a planejadores, projetistas e executores de empreendimentos dessa natureza é o objetivo do livro Urbanização de favelas: procedimentos de gestão, que acaba de ser lançado pelo Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare).


Livro do Programa Habitare, disponível para download gratuito, oferece subsídios a formuladores de políticas relacionados à urbanização de favelas (foto: divulgação)

Disponível para download gratuito na internet [3.22MB], a publicação é resultado do projeto “Manual de Qualificação de Assentamentos Urbanos Degradados”, que permitiu a identificação, o registro e a avaliação de experiências de recuperação de favelas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.

O trabalho foi realizado por pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Universidade Católica de Salvador, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A partir de conhecimentos adquiridos em estudos de caso, a publicação traz análises e recomendações que buscam proporcionar maior qualidade e eficiência em empreendimentos direcionados à urbanização de assentamentos degradados.

São abordados assuntos como a escolha das favelas para intervenção, levantamento de dados (físico, jurídico e socioeconômico), financiamento de programas de urbanização e aspectos sobre licenciamento e regularização, além de alertar sobre a falta de documentação e registros dos recursos investidos em programas do gênero.

Mais informações: www.habitare.org.br