Folha de S.Paulo critica censura ao rival Estadão

quarta-feira, agosto 12, 2009

O jornal "Folha de S.Paulo" criticou nesta quarta-feira (12), por meio de um editorial intitulado "Censura Judicial" [Requer assinatura da FSP ou do UOL], a decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF) contra o "Estado de S.Paulo", concorrente no segmento impresso.

De acordo com o Portal Imprensa, a publicação afirma que a censura não se baseia em um ato isolado e ainda contraria a legislação constitucional do direito à informação. "Decisões desse tipo, que introduzem um dispositivo expressamente vedado pela Constituição, banalizam-se de modo preocupante", informa o editorial da Folha.

Com a decisão do Tribunal, em julgamento proferido pelo desembargador Dácio Vieira, o jornal "O Estado de S.Paulo" não pode publicar informações sobre a "Operação Boi Barrica" que investiga possíveis irregularidades do filho do senador José Sarney (PMDB-AP), Fernando Sarney.

A argumentação do Tribunal é que o caso corre em segredo de Justiça. Para a Folha essa atitude atua como defesa a punição de autoridades e responsáveis pelo vazamento das informações. "Jamais poderia servir como pretexto, entretanto, para impedir jornalistas de veicularem informação de notório interesse público".

O editorial também fala sobre uma carta enviada pela Associação Mundial de Jornais ao presidente Lula, condenando a atitude do tribunal. A crítica da Folha tem como base a Carta Magna brasileira. "É em nome do direito da sociedade de ser informada que a Constituição finca um marco definitivo contra a censura".

Nesta segunda-feira (10), o pedido de habeas corpus impetrado pelo "O Estado de S.Paulo", que tinha o objetivo de voltar a publicar informações relacionadas a Fernando Sarney, foi arquivado pelo Supremo Tribunal Federal.

Redação Adnews

+++++

COMENTÁRIO IMPERTINENTE DESTE BLOGGER:

Casa de ferreiro, espeto de pau! A FSP critica, apropriadamente, a censura imposta ao Estadão sobre o 'affair' Sarney, mas o jornal 'censura' todos os críticos e oponentes de Darwin mesmo sabendo das muitas dificuldades fundamentais no contexto de justificação teórica e aos proponentes da Teoria do Design Inteligente: "NÃO DAMOS ESPAÇO!" (Marcelo Leite).