As controvérsias científicas ajudam no avanço da ciência

terça-feira, agosto 11, 2009

JC e-mail 3824, de 11 de Agosto de 2009.

26. Controvérsias científicas em foco no CBPF

Colóquio nesta quinta e sexta-feira reúne especialistas de diferentes áreas para debater o papel das controvérsias para o desenvolvimento da ciência

Nesta semana, nos dias 13 e 14, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) dá continuidade à programação comemorativa dos 60 anos do instituto e promove um encontro de especialistas de diferentes campos do conhecimento para debater um elemento essencial para a consolidação e o desenvolvimento de teses científicas: as controvérsias.

Organizado pelos pesquisadores Ildeu de Castro Moreira, do Instituto de Física da UFRJ, e Constantino Tsallis, do CBPF, o colóquio "O papel das controvérsias no desenvolvimento da ciência" vai mostrar que grande parte dos avanços importantes da ciência - as mudanças de paradigmas que geralmente levam ao estabelecimento de teses fundamentais - é motivada pela ação das controvérsias.

"Esses conflitos, que fazem parte de diversos episódios da história das ciências físicas, biológicas ou exatas", afirma Tsallis, "parecem ser uma condição necessária, ainda que não suficiente, para o desenvolvimento das idéias".

O programa do evento mostra que, de fato, as controvérsias são lugar comum naquelas questões que se tornaram divisor de águas em todos os campos do conhecimento: as geociências, a física, a filosofia e a lógica, a biologia, a medicina e a matemática não escaparam a esse destino.

Além das palestras e de uma mesa-redonda, ao final do evento, com pesquisadores da Unicamp, UERJ, Fiocruz, PUC-SP, UNESP, USP, UFRJ e do CBPF, no dia 13, quinta-feira, Tsallis fará o lançamento do livro "Introduction to Nonextensive Statistical Mechanics - Approaching a Complex World" (Springer, New York, 2009), que traz à tona a controvérsia, ainda em evolução, da mecânica estatística não-extensiva, generalização da célebre teoria de Boltzmann e Gibbs, uma das grandes realizações da física contemporânea.

O evento acontecerá nos dias 13 e 14 de agosto, na sede do CBPF, e tem entrada franca. Mais informações sobre a programação do evento em www.cbpf.br/~controversia
(Assessoria de Comunicação do CBPF)

+++++



+++++

NOTA DESTE BLOGGER:

A dissertação de mestrado em História da Ciência (eixo de História e Teoria da Ciência) que defendi na PUC-SP em 2008 versou justamente sobre uma das mais importantes controvérsias científicas do século 19: as críticas ao papel da seleção natural na origem das espécies entre Mivart e Darwin.

Realmente as controvérsias contribuem para o avanço da ciência, tanto é que Darwin se viu obrigado a revisar a 5a. edição do Origem das Espécies. Só que Darwin, nesta edição, com as revisões feitas, se mostrou mais lamarckista do que Lamarck.

Esta visão de que as controvérsias ocorrem com frequência e são necessárias para o avanço da ciência é postulada por Marcelo Dascal no Cap. 13 "Compreendendo as controvérsias", in "Interpretação e compreensão" (São Leopoldo, Editora Unisinos, 2006).

A minha dissertação tinha como estrutura a tese de Dascal sobre como ocorre uma controvérsia científica. Fui 'convidado' a desistir da tese dascaliana e a reorientar a estrutura de minha dissertação...

Eu penso escrever um livro sobre a controvérsia Mivart vs Darwin segundo as ideias de Marcelo Dascal de como ocorrem as controvérsias, que ao contrário do que me foi 'imposto', continuam válidas.