Randal Keynes, tataraneto, 'doura a pílula' a favor de Darwin, mas em descompasso com a verdade histórica

terça-feira, julho 14, 2009

Especiais

Pré-seleção natural

[Pergunta deste blogger: Ação inteligente num mecanismo cego e aleatório??? Darwin deve estar ruminando de raiva.]

14/7/2009

Thiago Romero, de Manaus

Agência FAPESP – “As ideias de Charles Darwin e Alfred Wallace não produziram apenas uma simples teoria sobre as formas de desenvolvimento das espécies de animais e de plantas, mas sim um novo padrão que explica a origem de toda a proliferação da vida natural do planeta e as interdependências entre os diferentes organismos”, disse o ambientalista britânico Randal Keynes.

Randal Keynes, tataraneto de Charles Darwin, fala na 61ª Reunião Anual da SBPC sobre a importância dos manuscritos produzidos em 1844 pelo naturalista inglês para a criação da Teoria da Evolução, publicada 15 anos depois (foto: Thiago Romero)

A afirmação, feita durante a conferência “Darwin, a teoria da evolução e o meio ambiente” nesta segunda-feira (13/7), em Manaus, na 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), antecedeu outra declaração importante sobre a Teoria da Evolução.

Keynes é tataraneto do naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882), que em 1859, no livro A origem das espécies, introduziu a concepção de evolução a partir de um ancestral comum por meio da seleção natural. Keynes também é um dos coordenadores da organização The Charles Darwin Trust, que promove o legado científico de seu antepassado.

[NOTA IMPERTINENTE DESTE BLOGGER: Desde 1859, cientistas como Thomas Huxley, Joseph Hooker, Charles Lyell e St. George Jackson Mivart, duvidavam do poder 'criativo' da seleção natural como mecanismo evolutivo. Nos 50 anos do Origem das Espécies, Darwin foi louvado, mas sua seleção natural foi novamente criticada. Nos 100 anos a mesma coisa.

Nos 150 anos ocorre o reverso -- a seleção natural é louvada, apesar das evidências científicas em contrário e a necessidade de uma nova teoria geral da evolução -- a Síntese Evolutiva Ampliada, já ter sido anunciada pelos 16 de Altenberg que relegam a seleção natural, a menina dos olhos heurísticos de Darwin a um segundo plano.

É, mas quando se trata de 'culto à personalidade', as cerimônias de beija-mão e beija-pé são mais do que apropriadas, mesmo que em detrimento da ciência e em flagrante descompasso com a verdade da História da Ciência...]

“Acredita-se que a teoria tenha sido criada em 1844, 15 anos antes de Darwin publicar o livro. Naquele ano, ele escreveu alguns textos explicativos sobre ela e, como ninguém conseguia entender sua escrita, alguns amigos próximos a transcreveram. Mas, como Darwin acreditava que o livro poderia ter sido atacado e rejeitado duramente se fosse publicado naquele momento, preferiu esperar mais alguns anos e juntar novas evidências”, disse.

[NOTA IMPERTINENTE DESTE BLOGGER: Keynes sendo um dos coordenadores da organização The Charles Darwin Trust deveria saber melhor sobre este aspecto histórico 'cinzento' de Darwin: nada do afirmado por Keynes tem respaldo evidencial nas anotações deixadas por Darwin. Vide artigo MIND THE GAP: DID DARWIN AVOID PUBLISHING HIS THEORY
FOR MANY YEARS?
, de JOHN VAN WYHE, um scholar que cuida dos arquivos de Darwin em Cambridge. E-mail para contato: jmv21@cam.ac.uk

Ironia do destino: Keynes, o tataraneto de Darwin veio ao Amazonas, e volta para a Inglaterra corrigido do seu erro com uma pequena, mas objetiva lição de História da Ciência deste amazonense.

Nada podemos contra a verdade, a não ser a favor da verdade.]

Segundo Keynes, o núcleo do pensamento de Darwin com relação à interação entre as espécies não se baseava em conceitos e ordens formais. “Pelo contrário, tinha como base uma visão de proliferação da vida natural dirigida por um processo que funciona por meio de formas misteriosas. Ia no sentido oposto dos taxonomistas da época, que acreditavam que a proliferação das espécies deveria ser entendida de forma disciplinada e racionalizada.”

Para o ambientalista, cuja apresentação em Manaus foi inspirada nas ideias de Darwin e Wallace, não existe nenhum processo perfeito de adaptação entre as espécies e a natureza. “A natureza não possui perfeição por estar sempre mudando e em constante evolução. Nesse contexto, os conceitos de coadaptação entre as espécies propostos por Darwin são muito importantes para entendermos a biodiversidade do planeta”, disse.

“A extinção, para Darwin, é um processo natural e benéfico, uma vez que, se algumas espécies não fossem eliminadas, a natureza ficaria entupida. Temos que nos comprometer com as espécies ameaçadas e fazer tudo o que for possível para salvá-las, mas também precisamos nos ater às suas teorias para entender melhor o equilíbrio ecológico proporcionado pelo aparecimento de novas espécies e pela extinção natural de outras”, destacou.

Keynes descreveu ainda algumas experiências de Darwin em florestas de cidades como Rio de Janeiro, em 1832, e Salvador, onde o naturalista inglês aportou no mesmo ano e vivenciou a experiência de caminhar pelo interior de uma floresta tropical. O tataraneto do naturalista também divulgou seu livro Darwin, sua filha e a evolução humana, em que aborda o relacionamento entre o cientista e sua filha Annie, cuja morte precoce o abalou profundamente.

Darwin Now

No mesmo dia, Keynes participou da abertura da exposição Darwin Now, que abriu a programação de atividades da SBPC Jovem, evento que ocorre paralelamente à 61ª Reunião Anual da SPBC – que termina no dia 17 – com o objetivo de promover atividades educativas voltadas para crianças e adolescentes.

Organizada pelo Conselho Britânico, a exposição, inaugurada em São Paulo em abril, faz parte das comemorações do bicentenário do nascimento de Darwin e do 150º aniversário da publicação de sua obra mais famosa – cujo título completo é On the origin of species by means of natural selection, or the preservation of favoured races in the struggle for life (“Sobre a origem das espécies por meio da seleção natural, ou a preservação de raças favorecidas na luta pela vida”).

A exposição, que ficará em cartaz na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) até 17 de julho, com 16 painéis ilustrados e com textos em português e inglês, explora a vida e a obra de Darwin e o impacto que suas ideias provocam na comunidade científica e na sociedade.

Um dos pontos destacados na mostra é que um dos motivos pelo qual as ideias conhecidas no século 19 perduraram ao longo do tempo seria a simplicidade da Teoria da Evolução, que tem três partes essenciais: quando indivíduos em uma população se reproduzem, a nova geração se assemelha à anterior; a semelhança entre as gerações é próxima, embora não perfeita, para que cada uma inclua novas variações em suas características; e deve haver ligação entre algumas dessas variações e as chances de um indivíduo estar mais bem equipado para sobreviver e se reproduzir.

Keynes lembrou que Darwin nunca esteve na região amazônica. Mas seu maior colaborador, Alfred Wallace, por sua vez, conhecido como o “evolucionista esquecido”, esteve na região de 1848 a 1852, em uma expedição científica que o tataraneto de Darwin considera de “fundamental importância” para a formulação da teoria.

“Darwin não veio, mas Wallace passou quatro anos na Amazônia e suas contribuições foram decisivas para o anúncio da teoria da seleção natural para a origem das espécies. Mas tenho absoluta certeza de que, se Darwin tivesse visitado a Amazônia naquela época, ele teria ficado impressionado com a beleza natural da floresta”, disse.

“E se hoje Darwin estivesse aqui entre nós e pudesse ver o que os seres humanos estão fazendo com a floresta certamente ele escreveria, com paixão, sobre a necessidade de avaliar o que o homem está fazendo com a Amazônia, levando em consideração a delicadeza desse ecossistema e antes que se destrua tudo o que a natureza nos presenteou”, afirmou.