Portal torna dados sobre a Capes acessíveis na internet

sexta-feira, julho 31, 2009

JC e-mail 3817, de 31 de Julho de 2009.

2. Portal torna dados sobre a Capes acessíveis na internet

GeoCapes, base de dados com localização geográfica, está no ar, mas ainda não foi lançado oficialmente. Há dados sobre investimentos, concessão de bolsas, distribuição dos programas de pós-graduação e de docentes em todo o país

A Capes está para lançar um serviço de dados sobre investimentos, concessão de bolsas, distribuição dos programas de pós-graduação e de docentes em todo o país. O GeoCapes funciona como um portal na internet e está no ar desde sexta-feira passada, dia 24, mas ainda não foi lançado oficialmente pela agência do MEC.

O presidente da Capes, Jorge Guimarães, informou sobre o portal nesta quinta-feira, dia 30, durante participação no XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, que termina nesta sexta-feira, dia 31, no Rio. Guimarães destacou que o serviço é uma medida em prol da transparência. Segundo ele, o portal seria lançado na segunda-feira, dia 3.

O GeoCapes é uma base de dados que consiste em referenciar informações de acordo com sua localização geográfica. O portal disponibiliza informações acerca dos mais diversos cenários em que a Capes participa ou está relacionada. A página principal da agência já mostra um “banner” com link para o portal: http://geocapes.capes.gov.br/geocapesds/.

O usuário pode montar gráficos (com opção pizza, colunas ou barras) com dados específicos. Há noves indicadores disponíveis: concessão de bolsas da pós-graduação (de 1996 a 2009), distribuição de bolsistas no exterior (de 1998 a 2008), distribuição de discentes (de 1998 a 2008), distribuição de programas de pós-graduação (de 1998 até 2008), distribuição de cursos Universidade Aberta do Brasil (2008), distribuição de docentes (de 1998 a 2008), acesso ao Portal de Periódicos (de 2001 até 2008), articulações de cursos e polos UAB (2008), e investimentos da Capes em bolsas e fomento (de 2002 a 2008).

A concessão de bolsas é o único dado referente a 2009 porque as bolsas são concedidas no início do ano.

Os dados podem ser apresentados em visão geográfica ou em visão analítica. Na geográfica, a concentração é evidente. Apenas seis estados (Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco) estão na maior faixa (1.236 a 12.060) em termos de concessão de bolsas. Na visão analítica, é possível acessar o número de bolsas por cada programa de pós-graduação.
(Vinicius Neder)