O Espírito Santo recebe a exposição 'hagiográfica' sobre Darwin em descompasso com a verdade histórica

sexta-feira, julho 31, 2009

Vitória – No ano em que o mundo comemora o bicentenário do nascimento do biólogo e naturalista inglês Charles Darwin e os 150 anos do lançamento de seu mais famoso trabalho, o livro “A Origem das Espécies”, uma parceria entre o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria Estadual da Educação (SEDU), e o Instituto Sangari possibilitará a vinda a Vitória da Exposição DARWIN, que está percorrendo vários países e já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Curitiba e o Distrito Federal. Nesta quarta-feira (08/07), às 9h30, em solenidade no Auditório da SEDU (Av. César Hilal, 1111), o Secretário de Educação Haroldo Rocha assina a parceria com Ben Sangari, Presidente do Instituto Sangari.

Segundo o Secretário, a exposição DARWIN, que conta a vida e a pesquisa do naturalista inglês, estará aberta ao público no Palácio Anchieta, entre 5 de agosto e 4 de outubro, com visitação gratuita:

“A educação nos dias de hoje não se resume mais a salas de aula. Atividades extracurriculares, como visitas a museus e exposições, são importantes no sentido de apoiar a atividade dos professores e melhorar o aprendizado dos alunos. Os estudantes vivem em um mundo conectado, com acesso a Internet, celular e sites de relacionamento, daí porque atividades como visita a uma exposição que reúne informações e material interativo se insere no universo das crianças e torna-se um valioso instrumento de educação”, assinala Rocha.

O acordo entre a Secretaria de Educação e o Instituto Sangari prevê que 50.000 estudantes de escolas públicas de Vitória e cidades dos arredores visitarão a exposição.

Além dos estudantes, a mostra estará aberta ao público de terça a sexta, das 8h às 18h, com entrada gratuita.

Segundo Ben Sangari, presidente do Instituto e da Sangari Brasil, o principal objetivo do instituto é a difusão de conhecimento científico, que ajuda na formação de uma sociedade com espírito crítico, raciocínio lógico e que valoriza o trabalho em equipe:

“Charles Darwin foi um exemplo de pesquisador científico, pois era um excelente observador, construía hipóteses e buscava confirmá-las por meio da investigação, atividades essenciais para a formação de uma sociedade mais criativa e empreendedora.

A exposição Darwin ajuda a difundir este exemplo, mostrando aos jovens que há todo um mundo a ser descoberto por aqueles que se dispõem a pesquisar, estudar e investigar”, assinala.

Exposição Darwin – Idealizada pelo American Museum of Natural History, de Nova York, a exposição DARWIN está percorrendo o Brasil desde 2007. Trazida e adaptada para o Brasil pelo Instituto Sangari, a exposição já recebeu mais de 400.000 visitantes nas cidades por onde passou, além de mais de 165.000 estudantes de escolas públicas e privadas.

A mostra recria a viagem do naturalista inglês, cujos resultados transformaram a maneira como a humanidade percebia a evolução das espécies. A ampla área dedicada à viagem de Darwin recria com detalhes os ambientes e as criaturas que o pesquisador conheceu durante uma jornada de cinco anos ao redor do mundo, inclusive com passagens pelo Brasil, em 1832, onde o naturalista se encantou com a exuberância da natureza, mas se chocou com a escravidão.

Uma apresentação em tela de vídeo gigante, criada a partir de 1.000 fotografias em alta resolução, leva o visitante a uma caminhada virtual com Darwin pelo caminho de areia que ele criou na área externa de sua casa, um local que ele usava com frequência para refletir sobre suas pesquisas. Também em Vitória, a exposição mostrará uma cópia fac-símile do manuscrito de Darwin sobre a Origem das Espécies, que foi publicado em 1859.

Instituto Sangari - Fundado em 2003 pelo físico e empresário Ben Sangari, o Instituto Sangari tem como objetivo difundir o conhecimento científico. O Instituto mantém parcerias nacionais e internacionais com importantes instituições como o Museu de História Natural de Nova York, a UNICAMP, Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, UNESCO, Rede de Informação Latino-Americana (RITLA) e a Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

O Instituto Sangari integra a Sangari Brasil, uma empresa do segmento de educação que criou e desenvolveu o Programa CTC - Ciência e Tecnologia com Criatividade, usado por mais de 400.000 estudantes de escolas públicas e privadas em 18 estados brasileiros.

Informações para a Imprensa:

e-Press Comunicação

Nuria Sampietro

Tel.: 55 (11) 2619-1720
2275-0036

nuria@epress.com.br

epress@epress.com.br

Fonte [PDF].

+++++

NOTA IMPERTINENTE DESTE BLOGGER:

Não dá para entender como que um Secretário de Educação de Estado desconhece que esta exposição está em descompasso com a verdade histórica e é uma verdadeira 'hagiografia' de louvaminhice, beija-mão e beija-pé de Darwin. Eu destaquei aqui neste blog alguns desses erros aqui, aqui e aqui.

O Darwin que se chocou com a escravidão no Brasil é o mesmo Darwin que preconizou a destruição de raças inferiores por raças superiores (leia-se os europeus) no seu livros menos lido e pesquisado: The Descent of Man.

A afirmação de Ben Sangari, presidente do Instituto e da Sangari Brasil, de que "o principal objetivo do instituto é a difusão de conhecimento científico, que ajuda na formação de uma sociedade com espírito crítico, raciocínio lógico e que valoriza o trabalho em equipe", está em descompasso com a verdade, pois notifiquei o Instituto Sangari desses erros capciosos, e nenhuma resposta recebi. Onde o espaço para o 'espírito crítico', para o 'raciocínio lógico', para o 'trabalho em equipe'? Me engana que eu gosto! Mas enganar uma grande multidão de brasileiros e ficar quieto? Jamais, mon ami Sangari, jamais!

Aonde esta exposição for no Brasil, eu irei denunciar daqui este verdadeiro 171 em História da Ciência.

Uma pergunta indiscreta: as Secretarias de Educação de Estado estão bancando essa exposição? Há licitação???