Hume e a Epistemologia

quarta-feira, julho 08, 2009

O empirista e a teoria do conhecimento
7/7/2009

Agência FAPESP – Os desafios interpretativos fundamentais da obra do filósofo escocês David Hume (1711-1776) correspondem ao eixo central do livro Hume e a Epistemologia, de João Paulo Monteiro.

Em Hume e a Epistemologia, que acaba de ser lançado, João Paulo Monteiro, da USP, trata dos principais desafios interpretativos da obra do filósofo escocês (reprodução)



Na obra, o autor expõe a visão de Hume sobre a teoria do conhecimento e da ciência, abordando as áreas da filosofia, da história, da teoria econômica, da política e da crítica da religião.

Monteiro é professor aposentado do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP), onde segue orientando dissertações e teses – várias delas com apoio da FAPESP. Foi professor catedrático convidado na Universidade de Lisboa e na Universidade Lusófona, ambas na capital portuguesa. Escreveu, além de numerosos artigos sobre temas filosóficos em volumes e revistas nacionais e estrangeiras, Realidade e cognição, em 2003.

Tema central do pensamento de Hume, a teoria do conhecimento e da ciência é o foco dos três primeiros textos do livro. O quarto e o quinto ressaltam a crítica ao finalismo, enquanto o sexto especifica o discurso que precede essa crítica. O sétimo texto demonstra a relevância do confronto entre o escocês e o psicanalista Freud, em que são abordados os conceitos de prazer e de realidade propostos pelos pensadores. A tese da continuidade entre o conhecimento comum e o teórico é tratada no oitavo texto.

Com o pensamento de Hume como pano de fundo, o autor levanta e estuda questões epistemológicas atuais como o senso comum e seu relacionamento com a filosofia, a presença de objetos inobserváveis em ambos os casos e a fé perceptiva.

Colocando o conceito da indução na filosofia humeana em segundo plano, no conceito de raciocínio causal, Monteiro elimina as referências ao raciocínio e à indução, tratando delas apenas quando cita filósofos que abordam o tema, como Francis Bacon.

O livro acompanha de perto o vocabulário e a linguagem humeana, retratando ideias e conceitos complexos de forma a evidenciar a riqueza de detalhes do pensador escocês.



Hume e a Epistemologia
Autor: João Paulo Monteiro
Lançamento: 2009
Páginas: 228
Preço: R$ 35
Mais informações: www.editoraunesp.com.br