Conversa pra boi dormir: achado mais um elo que lança luz sobre a evolução humana...

quarta-feira, julho 01, 2009

Ultimamente eu tenho lido as notícias científicas rindo cada vez mais. Elas estão mais hilárias do que o programa Casseta e Planeta ou o CQC. Esta notícia de terem encontrado mais um 'elo perdido' é de morrer de rir.

O que nós vemos não é o achado de um elo perdido, mas a confirmação de que toda uma corrente evolutiva está perdida. Para o desespero de Darwin que esperava que o registro fóssil estivesse 'enxameado' de fósseis transicionais.

Sorry, Darwin, mas as pedras estão clamando contra suas especulações transformativas.

Ué, onde foi mesmo que eu li esse negócio de 'pedra clamar'???

+++++

JC e-mail 3795, de 01 de Julho de 2009.

18. Novo fóssil pode ganhar título de elo perdido de primatas

Espécime achado em Mianmar é mais próximo de humanos do que "rival" achado na Alemanha

Um fóssil apresentado ontem por cientistas americanos pode destronar o atual animal considerado o elo perdido entre humanos e macacos. Batizado de Ganlea megacanina, o novo espécime é descrito em um estudo de pesquisadores do Museu Carnegie de História Natural, de Pittsburgh (EUA).

Com 38 milhões de anos, o primata - achado em Mianmar, no Sudeste Asiático - está mais próximo do que se imaginaria de um ancestral comum recente entre homens e macacos, dizem os pesquisadores.

O fóssil que clamava o título de elo perdido até agora era o de Ida, um primata de 47 milhões de anos de idade extremamente bem preservado, mas sem tantas semelhanças com os macacos ou com espécies mais próximas dos humanos.

Segundo o paleontólogo Chris Beard, do Museu Carnegie, apesar de o fóssil do Ganlea não estar completo, é possível afirmar que ele é um candidato mais forte ao posto de elo perdido. Em um estudo na revista científica "Proceedings of the Royal Society", Beard e seus colegas defendem sua posição com base numa análise dos dentes do animal e de um fragmento de sua mandíbula - tudo aquilo que restou do Ganlea.

Segundo Beard, o fóssil achado em Mianmar guarda mais semelhança com os chamados primatas antropoides (homens e macacos), enquanto Ida, achado na Alemanha, está um pouco mais próxima dos lêmures -primatas mais distantes dos humanos evolutivamente, com arcada dentária diferente.

"Pelo que podemos ver, Ganlea não só é um antropoide, como é um antropoide bastante avançado, o que não se pode dizer de Ida", afirma o cientista.
(Folha de SP, 1/7)