Imigração japosea: uma viagem pela história

quinta-feira, junho 18, 2009

Viagem pela história
18/6/2009

Agência FAPESP – A Imprensa Oficial e o Arquivo Público do Estado de São Paulo lançam nesta quinta-feira (18/6), na capital paulista, o livro Kasato Maru – uma viagem pela história da imigração japonesa.

Livro lançado pela Imprensa Oficial e pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo reproduz documentos históricos da imigração japonesa

O lançamento, que ocorrerá na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, a partir das 19 horas, marca os 101 anos da chegada do navio Kasato Maru à costa brasileira após 51 dias de navegação, que trouxe a primeira leva de imigrantes de origem nipônica ao porto de Santos.

Com textos da socióloga Célia Sakurai, coordenadora acadêmica do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, e do historiador Jeffrey Lesser, professor da Universidade Emory, em Atlanta (Estados Unidos), a publicação traz documentos preciosos da histórica viagem.

O livro revela detalhes e curiosidades da peregrinação marítima rumo ao porto de Santos. Está disponível, por exemplo, a reprodução do ofício enviado pelo cônsul brasileiro no Japão às vésperas da histórica travessia e da lista de passageiros que embarcaram em Kobe, no Japão, além da listagem dos 781 passageiros que fizeram parte do primeiro grupo de imigrantes nipônicos que chegou ao Brasil.

A obra conta ainda com um artigo de Célia Sakurai, que contextualiza a vinda de estrangeiros do Japão nas sete primeiras décadas do século 20 no Brasil, quando a necessidade de mão de obra, devido à crescente produção cafeeira, impulsionou a vinda de trabalhadores de outros países.

Lesser aborda em seu artigo a chegada do Kasato Maru como fato imprescindível para o nascimento da cultura nipo-brasileira. O autor retoma o início do fluxo de migração com o trabalho nas lavouras e pontua fatos que contribuíram para a miscigenação cultural.

Kasato Maru – uma viagem pela história da imigração japonesa
Autores: Célia Sakurai e Jeffrey Lesser
Páginas: 96
Preço: R$ 25
Mais informações: livraria@amigosdoarquivo.com.br ou (11) 2221-4837, ramal 2044