Exposição Darwin: atrás de mentes e corações infantis, mas em descompasso com a verdade das evidências

sábado, junho 06, 2009

Vida de cientista

Mostra explica quem foi Charles Darwin e por que suas ideias revolucionaram a ciência

Há dois séculos nasceu um cientista muito importante. Em 1859, aos 50 anos, ele publicou um livro que revolucionou a ciência: A origem das espécies e a seleção natural. Nele, explicou como os seres vivos evoluem, isto é, como se alteram ao longo do tempo, dando origem a novas espécies. Que cientista é esse? O naturalista inglês Charles Darwin!


Para celebrar os 200 anos do seu nascimento e os 150 anos da publicação de seu livro, que tal visitar a mostra Darwin Now (Darwin Agora, em português)? Essa exposição, que irá percorrer o Brasil e passar por vários países, divulga um pouco da vida e da obra de um dos mais importantes cientistas da história.

Jogos, brindes e atividades

A mostra, que já esteve em São Paulo e agora chega ao Rio de Janeiro, ocupa o Museu Arqueológico de Araruama até sete de junho de 2009. Lá, estão expostos oito painéis duplos com ilustrações e textos que explicam a trajetória do cientista britânico. Na base de cada estrutura, jogos de encaixe debatem questões levantadas no painel. Os seres humanos ainda evoluem? A evolução desafia a religião? Como surgem as espécies? Que tal responder a essas perguntas e ganhar brindes? Kits com atividades para serem feitas na hora ou em sala de aula também são distribuídos aos visitantes.

Nesta árvore, você pode deixar comentários sobre a mostra Darwin Now (foto: British Council).

Depois que você estiver por dentro de quem foi Darwin, de como foi a viagem que ele realizou pelo mundo a bordo do veleiro Beagle e das evidências que comprovam a teoria da seleção natural, direcione-se à árvore da exposição. Ela é de mentirinha [SIC ULTRA PLUS: Nada mais vero! Vão contar o status heurístico da Árvore da Vida de Darwin para as crianças na Mostra??? Se não contarem, é muita perversidade, oops, DESONESTIDADE CIENTÍFICA. Traduzindo em graúdos: 171 epistêmico!] – uma estrutura de madeira com cerca de dois metros e meio de altura, com diversos galhos –, mas tem uma função importante. Nela você pode pendurar uma folha feita de papel e deixar recados para os visitantes e os organizadores da mostra. É a chance de conferir o que as pessoas acharam da exposição, além de fazer seus comentários e dar suas sugestões.

O quê? Você não mora no Rio de Janeiro, mas adoraria visitar a exposição Darwin Now? Então, saiba que ela passará também por Manaus, Fortaleza, Salvador, Brasília e Recife ao longo do ano. Portanto, fique atento e não perca essa incursão ao mundo de um dos mais importantes cientistas da história!

Exposição Darwin Now
Até 7 de junho de 2009.
Terça a domingo, de 9 às 18h.
Grátis!
Museu Arqueológico de Araruama
Rodovia RJ 124, km 25, Fazenda Aurora, Araruama/RJ.
Agendamento de escolas: (22) 2665-4276.

Marcella Huche
Ciência Hoje das Crianças
01/06/2009