O mistério dos mistérios

terça-feira, maio 12, 2009

Ecólogo Ricardo Iglesias discute a atualidade da teoria da evolução das espécies por seleção natural

Para o naturalista britânico Charles Darwin (1809-1882), desvendar a origem das espécies era “o mistério dos mistérios”. E ele conseguiu resolvê-lo ao propor há 150 anos, junto com seu conterrâneo Alfred Wallace (1823-1913), a teoria da evolução das espécies por seleção natural. A força e a atualidade dessa teoria e o legado de Darwin para a biologia são o tema do nosso podcast desta semana.

Para discutir o tema, Mariana Ferraz entrevistou o ecólogo Ricardo Iglesias Rios, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde se dedica ao estudo de temas como a dinâmica das populações de insetos ou a ecologia de comunidades.

Iglesias chama a atenção para um aspecto menos comentado do livro A origem das espécies: seu pioneirismo na área da ecologia. Nessa obra, conta ele, o naturalista britânico apresentou pela primeira vez conceitos como os de ecossistema, biodiversidade, nicho ecológico e interações entre as espécies e destas com o meio ambiente. Por isso, Darwin pode ser considerado o pai da ecologia, além de ter lançado também os fundamentos de áreas como a etologia e a biogeografia.

O biólogo da UFRJ discute ainda a oposição que a teoria da evolução suscitou entre alguns religiosos. A ideia da seleção natural foi revolucionária porque dispensava a necessidade de uma intervenção divina para explicar a diversidade de animais e vegetais do planeta. Por isso mesmo, até hoje a teoria suscita reações acaloradas em grupos religiosos.

Iglesias cita o caso de religiosos que não veem incompatibilidade entre a aceitação do evolucionismo e a crença em um criador e critica a postura extremada de evolucionistas como o britânico Richard Dawkins, autor de Deus, um delírio. Para o biólogo brasileiro, a posição de Dawkins acaba tendo efeito contrário ao desejado, na medida em que predispõe as pessoas contra sua maneira de ver o mundo.

Para acompanhar na íntegra o debate proposto por Iglesias, confira a entrevista concedida por ele ao Estúdio CH. Para isso, basta seguir as instruções do quadro abaixo.


A Redação
Ciência Hoje On-line
06/05/2009

+++++

NOTA DESTE BLOGGER:

Leiam este artigo do CH e outros que virão à luz do que publiquei aqui sobre o reconhecimento da falência heurística do darwinismo em contextos de justificação teórica por cientistas de renome.

Não conheço pessoalmente o Dr. Ricardo Iglesias Rios, mas foi o único que deu um parecer equilibrado ao Dr. Benchimol, da FIOCRUZ, na denúncia que fiz de um artigo com revisão por pares publicado com evidências distorcidas, traduzindo em graúdos, o autor foi encontrado em descompasso com a verdade dos fatos.

Infelizmente o Dr. Benchimol não me concedeu espaço para a tréplica onde iria demonstrar ponto a ponto que o autor em questão foi falso desde o início e os revisores por pares não leram a bibliografia e outros documentos mencionados.

Ciência e mentira não podem andar de mãos dadas...