Jared Diamond processado por membro de tribo da Nova Guiné

terça-feira, abril 28, 2009

MÍDIA NA JUSTIÇA
Membro de tribo de Nova Guiné processa New Yorker

em 28/4/2009

Em reportagem publicada em abril de 2008 na revista americana New Yorker, o professor Jared Diamond descreveu o conflito sangrento que afetou tribos na região montanhosa de Nova Guiné, usando um protagonista central como fio condutor da história: Daniel Wemp, membro do clã handa, que tinha como meta vingar a morte do tio. Esta busca por justiça causou seis anos de combate, resultando no assassinato de 47 pessoas e no roubo de 300 porcos.

A briga de Wemp agora é contra Diamond. Ele abriu uma ação na Suprema Corte de Nova York, pedindo US$ 10 milhões da Advance Publications, editora que publica a New Yorker, alegando que a reportagem o acusou falsamente de "séria atividade criminal" e "assassinato". Isum Mandigo, que segundo Diamond teria sido o responsável pela morte do tio de Wemp e teria ficado paralítico após ser atingido por uma flecha, também entrou no processo contra a editora.

Prêmios e uma dúvida

Diamond já ganhou diversos prêmios, como o Pulitzer, a Medalha Nacional da Ciência e o "gênio", da Fundação MacArthur. No entanto, nem tudo são flores no currículo do professor de geografia e fisiologia da Universidade da Califórnia e autor de vários best-sellers. Rhonda Roland Shearer, diretora de um laboratório de pesquisa de Nova York, escolheu o caso como tema de um estudo que será divulgado em um projeto de ética e mídia. Para checar os fatos apresentados por Diamond em sua matéria, Rhonda enviou pesquisadores para Nova Guiné e entrevistou 40 antropólogos, concluindo que os dados eram falsos.

Alexa Cassanos, porta-voz da New Yorker, e Diamond não quiseram comentar o caso, segundo noticiou Dirk Selei [Forbes, 21/4/09]. Alexa disse apenas que a revista corroborava a história de Diamond. O artigo não está mais disponível no sítio da revista. Para complicar ainda mais o caso, Wemp teria dito aos pesquisadores de Rhonda que a reportagem de Diamond era verdadeira. Mako John Kuwinb, amigo e conselheiro legal de Wemp, alega que, quando estrangeiros chegam em Nova Guiné, os habitantes contam histórias como forma de entretenimento. "As histórias de Daniel não eram sérias e ele não tinha idéia de que estava sendo entrevistado para uma publicação. Ele nunca matou ninguém nem estuprou nenhuma mulher. Certamente, também não roubou nenhum porco", contou. Com informações de Ed Pilkington [The Guardian, 24/4/09].