A "faculdade", oops Universidade Presbiteriana Mackenzie realizou o II Simpósio Internacional "Darwinismo Hoje"

domingo, abril 19, 2009

Jornal A União - Campina Grande - PB

Faculdade realiza seminário sobre os 150 anos da Origem das Espécies

No ano em que a publicação de "A Origem das Espécies", de Charles Darwin, completa 150 anos, o Mackenzie realiza, entre os dias 13 e 19 de abril, o II Simpósio Internacional Darwinismo Hoje, em São Paulo. O evento reunirá grandes pesquisadores e teóricos de diversas áreas, na esfera nacional e internacional, com o objetivo central de promover um amplo debate sobre as diversas interpretações do Darwinismo, do Design Inteligente e do Criacionismo.

Organizado pela chancelaria do Instituto Presbiteriano Mackenzie, o Simpósio Darwinismo Hoje foi criado para intensificar o propósito acadêmico da Universidade de estimular o ímpeto investigativo e a diversidade de ideias, abrindo espaço para o contraditório. "Incitar o espírito crítico e questionar conceitos muitas vezes erroneamente sedimentados deve ser um dos objetivos da Academia", explica o Chanceler do Mackenzie, Augustus Nicodemus Lopes. "Acreditamos ser este um dos principais papéis da Universidade: discutir e reavaliar teorias, apresentar e confrontar ideias, promover o contato com outras correntes científicas", afirma.

Em sua segunda edição, o Simpósio Darwinismo Hoje manterá a discussão em torno da origem das espécies, mas avançará sobre o tema, ao ampliar o número de palestrantes e debatedores representantes do Darwinismo, do Design Inteligente e do Criacionismo. "Qualquer teoria científica que tenha evidências contrárias a ela deve ser revista", comenta o chanceler. "Diante do avanço científico e das recentes descobertas da bioquímica e da microbiologia, não se pode mais insistir em uma única teoria como a explicação exclusiva da realidade. É necessário que todas as vozes sejam ouvidas nessas questões fundamentais, que permeiam todas as áreas do conhecimento, nos diversos setores da nossa vida."

Entre os palestrantes, destacam-se grandes nomes do meio acadêmico e científico nacional e internacional, como o prof. Dr. Paul Nelson, filósofo da Biologia especializado em biologia do desenvolvimento e Phd em Filosofia pela Universidade de Chicago e o prof. Dr. Aldo Mellender de Araújo, evolucionista com doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Além desses, o evento contará com a presença, entre outros nomes, do prof. Dr. John Lennox, da Universidade de Oxford, e do prof. Dr. Marcos Nogueira Eberlin, adepto da teoria do Design Inteligente. Doutor em Química pela Universidade Estadual de Campinas e com pós-doutorado no Laboratório Aston de Espectrometria de Massas da Universidade de Purdue, nos USA, Eberlin é atualmente professor titular da Unicamp.

Com a iniciativa, o Mackenzie acredita cumprir sua missão de enxergar o futuro e dar continuidade ao ímpeto investigativo que deve estar presente constantemente no meio acadêmico. "É importante que a comunidade científica não se limite a postulados anacrônicos de 150 anos atrás, estabelecidos em uma era na qual ainda não existiam quaisquer pesquisas possíveis na área da microbiologia, as quais têm exposto algumas fragilidades na teoria da evolução", comenta um dos diretores do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Francisco Solano Portela Neto.

editoração: júnior damasceno