Darwinismo, Teoria do Tudo? Weltanschauung? Ria, para não chorar

quarta-feira, abril 29, 2009

JC e-mail 3751, de 29 de Abril de 2009.

25. “Ciência Hoje”: Darwin e a filosofia

A teoria da evolução já ultrapassou os limites da ciência e transformou o pensamento contemporâneo, sendo aplicada na interpretação da variedade da vida, seja ela natural ou cultural

Em sua coluna na “Ciência Hoje” de abril, Renato Lessa examina a teoria da evolução e mostra que, mais do que delinear um esboço renovado de uma ciência natural, Darwin refutou um estilo de pensamento, para o qual as ideias de acaso, imprevisibilidade e futuro em aberto apareciam como escandalosas.

Para assinar a “Ciência Hoje” ou adquirir números avulsos, ligue para 0800-7278999 ou (21) 21098999.

+++++

NOTA IMPERTINENTE DESTE BLOGGER:

Darwin se propôs explicar a origem das espécies através da seleção natural. Não conseguiu. Aí veio Darwin 2.0 (Neodarwinismo, mas o Claudio Angelo, da Folha de São Paulo, prefere Síntese Evolutiva Moderna), e trouxeram Mendel junto para recauchutar heuristicamente a teoria (não sei como, se as proposições mendelianas são conservadoras e não inovadoras: as lentilhas continuam lentilhas)e, com o avanço das descobertas científicas do Século 20 e início do 21, já está demandando completa revisão ou simples descarte: a SÍNTESE EVOLUTIVA AMPLIADA.

Ora, uma teoria que não conseguiu explicar a origem e evolução das espécies, e nem a de um 'simples' flagelo bacteriano, agora responde tudo - de dor de dente a 'olho gordo'E ainda é a nossa Weltanschauung???

Ria, pra não chorar...