Para ser dissidente em ciência é preciso: ser rebelde, pensador independente ousado ou herético

sábado, março 14, 2009

Eu chamo aqui a atenção dos historiadores de ciências, cientistas, pesquisadores e demais interessados na história da ciência em biologia evolutiva para este livro editado e com a introdução por Oren Harman e Michael R. Dietrich, e com epílogo por R.C. Lewontin, com o título bem arrojado e provocador: “Rebels, Mavericks, and Heretics in Biology” [Rebeldes, pensadores independentes ousados e heréticos em biologia].

Segundo o press release da Yale Press, este livro é o primeiro devotado aos modernos inovadores e iconoclastas de biologia: homens e mulheres que desafiaram as noções prevalecentes em suas áreas. Alguns desses cientistas foram laureados com o prêmio Nobel, alguns foram considerados excêntricos ou importunos, alguns de fato estavam errados. As histórias desses dissidentes teimosos são individualmente fascinantes. Juntas, elas fornecem insights incomparáveis no papel da dissidência e da controvérsia em ciência e especialmente no crescimento do pensamento biológico ao longo do século passado.

Cada um dos dezenove capítulos do livro especialmente comissionados oferece um retrato detalhado da rebelião intelectual de um cientista particular trabalhando numa área principal de biologia — genética, evolução, embriologia, ecologia, bioquímica, neurobiologia e virologia bem como outras áreas.

Uma introdução pelos editores deste volume e um epílogo por R. C. Lewontin traçam conexões entre os estudos de caso e iluminam a função crucial do cientista não-conformista em perturbar o conforto daqueles na maioria. Ao focalizarem na dinâmica e no impacto do dissidente em vez dos “vencedores” que são creditados com os avanços científicos, o apresenta uma perspectiva original refrescante sobre a história das ciências da vida.

Cientistas rebeldes, pensadores independentes ousados e heréticos neste volume:

Alfred Russel Wallace, Hans Driesch, Wilhelm Johannsen, Raymond Arthur Dart, C. D. Darlington, Richard Goldschmidt, Barbara Mcclintock, Oswald T. Avery, Roger Sperry, Leon Croizat. Vero Copner Wynne-Edwards, Peter Mitchell, Howard Temin, Motoo Kimura, William D. Hamilton, Carl Woese, Stephen Jay Gould, Thelma Rowell, Daniel S. Simberloff.

Oren Harman é professor adjunto no Programa de Estudos de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, Comitê de Estudos Interdisciplinares da Universidade Bar Ilan University, Israel.

e-mail: oren.harman@gmail.com



Michael R. Dietrich é professor do Departamento de Ciências Biológicas do Dartmouth College.








e-mail: michael.dietrich@dartmouth.edu

PDF da Introdução gratuito aqui.

+++++

NOTA IMPERTINENTE DO BLOGGER:

Fui, nem sei por que, pensando nos rebeldes, pensadores independentes ousados, e até aqui considerados heréticos do Design Inteligente.

E ainda dizem que a TDI é um impedimento para o avanço da ciência. Que nós somos heréticos. Que nada, nós teóricos e proponentes da TDI somos apenas rebeldes, pensadores independentes ousados. Nada mais, nada menos.