A Nature ‘falou e disse’: blogar é bom porque não existe a censura dos pares

terça-feira, março 03, 2009

O editorial da revista Nature (Volume 457 Number 7233, 26/02/2009) pergunta: “Blogar faz parte da ciência, do jornalismo ou do discurso público? Na verdade blogar pode ser todos eles — uma ambigüidade que algumas vezes pode deixar os cientistas sentindo incerteza sobre as regras do jogo”.

Segundo o editor da Nature, “existem debates da sociedade que tem muito a ganhar das vozes não censuradas dos pesquisadores [SIC ULTRA PLUS: já denunciado aqui esta ação nefanda de revisores que protegem os paradigmas consensuais de quaisquer críticas, mesmo as científicas, e impedem que novas ideias sejam debatidas pela comunidade científica].

Apesar de um bom blog consumir muito do tempo livre de um ou diversos cientistas totalmente comprometidos escrevendo e moderando o blog, o editor da Nature destaca que “... o blog pode fazer uma diferença para a qualidade e a integridade da discussão pública.”

Uau, eu acho que este editor anda lendo muito o meu blog. Eu fiquei surpreso com as linhas gerais deste editorial que é bem capaz deste blogger sofrer um processo evolutivo literário. Valerá a pena? E o espírito de blogger a la Macaco Simão, da Folha de São Paulo, vai ser extinto? Mas não é a ironia e o riso que dizem estar nu o Rei? Não sei, eu vou ter que ponderar a questão.

Desafiar a Nomenklatura científica avec elegánce???

PDF do editorial gratuito aqui.

Que quiser discutir (em inglês) este editorial online clique aqui.