Encontro de História e Filosofia da Biologia 2009

quinta-feira, março 26, 2009

ENCONTRO DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA BIOLOGIA 2009

A Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB) realizará de 19 a 21 de agosto de 2009, com apoio do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, o Encontro de História e Filosofia da Biologia 2009. As sessões serão realizadas no Instituto de Biociências da USP.

O prazo para envio de trabalhos para o Encontro de História e Filosofia da Biologia 2009 é o dia 15 de abril de 2009.

Este Encontro terá simpósios especiais dedicados ao uso de História e Filosofia da Biologia no ensino.

INSCRIÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

As inscrições de trabalhos devem ser feitas mediante o envio do título da apresentação acompanhado de um resumo ampliado (aproximadamente 1.000 palavras, além da bibliografia utilizada) e de um resumo curto (entre 100 e 200 palavras) para a Comissão Organizadora do Encontro, no endereço: ehfb2009@abfhib.org.

Os resumos devem indicar claramente não apenas o assunto, mas também a questão histórica ou filosófica que é discutida no trabalho, bem como a conclusão histórica ou filosófica à qual a pesquisa chegou.

Os arquivos enviados com os dois resumos devem conter nome completo do(s) autor(es), título do trabalho, instituição a que pertence(m) e e-mail do(s) autor(es). No caso de estudantes de pós-graduação, indicar essa condição e informar também o nome e instituição do orientador.

Os nomes dos arquivos devem indicar o(s) nome(s) do(s) autores, como por exemplo: jose-silva-res-ampl.doc, ou maria-tavares_lucio-silveira_res-curto.doc.

No caso de não receber mensagem de recebimento da inscrição em até sete dias, favor contactar novamente o e-mail ehfb2009@abfhib.org.

CRITÉRIOS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Somente devem ser submetidos para apresentação no Encontro de História e Filosofia da Biologia 2009 trabalhos que apresentem resultado de pesquisa original e que não tenham sido apresentados em outros congressos ou já publicados pelo(s) autor(es). No entanto, consideramos adequada a submissão de trabalhos que apresentem resultados de dissertações de mestrado ou teses de doutorado, já que estas não são publicações, propriamente. Em princípio, o pesquisador apenas deve submeter para apresentação no Encontro um trabalho que poderia ser submetido para publicação em uma revista especializada em história e/ou filosofia da ciência.

Cada pesquisador pode submeter apenas um trabalho como autor único ou primeiro autor, embora possa participar, como co-autor, em mais de um trabalho. No entanto, a Comissão Organizadora do Encontro assume que o primeiro autor participará do evento e apresentará o trabalho.

O Encontro tem o objetivo de servir como oportunidade para discussão de pesquisas sobre história e/ou filosofia da biologia (podendo tratar de sua aplicação ao ensino). Infelizmente, não será possível aceitar trabalhos que apenas tangenciem tais assuntos. Solicitamos, assim, que não sejam submetidos trabalhos que constituam, por exemplo, uma simples divulgação de idéias de algum cientista ou filósofo; ou que tenham por objetivo discutir se determinada proposta científica atual deve ser aceita ou não. Trabalhos que discutam o papel da história e/ou da filosofia da biologia no ensino estão dentro do escopo do Encontro, mas trabalhos sobre ensino de biologia tout court ou sobre história da educação não são aceitáveis. Trabalhos gerais sobre história e/ou filosofia da ciência que não tenham como foco central a biologia também não devem ser submetidos (por exemplo, um trabalho discutindo genericamente as idéias de Lakatos).

PRAZOS PARA INSCRIÇÃO

O prazo para envio de trabalhos para o Encontro de História e Filosofia da Biologia 2009 é o dia 15 de abril de 2009.

DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS ACEITOS

Os resultados de julgamento dos resumos submetidos serão comunicados aos respectivos autores até o dia 15 de maio de 2009.

PUBLICAÇÃO

Como ocorreu nos Encontros de 2006 em diante, pretendemos publicar uma seleção de trabalhos apresentados no Encontro de História e Filosofia da Biologia 2009. Essa publicação será constituída por dois fascículos do periódico Filosofia e História da Biologia. Veja mais informações sobre as publicações da ABFHiB neste link. Um dos fascículos será publicado em 2009 e o outro em 2010.

Os autores que queiram submeter seus trabalhos para publicação no fascículo que será publicado em 2009 deverão enviar o texto completo dos seus artigos, utilizando o modelo da ABFHiB, até o dia 31 de julho de 2009.

INSCRIÇÃO PARA ASSISTIR AO ENCONTRO

Veja neste endereço o modo de inscrever-se no Encontro e fazer o pagamento da taxa de inscrição.

INSTITUIÇÃO PROMOTORA E LUGAR DE REALIZAÇÃO DO EVENTO

O Encontro de História e Filosofia da Biologia 2009 é promovido pela Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB), com apoio do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Todas as sessões serão realizadas no Instituto de Biociências da USP, na Cidade Universitária, São Paulo.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Lilian Al-Chueyr Pereira Martins (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Maria Elice Brzezinski Prestes (Universidade de São Paulo)

Roberto de Andrade Martins (Universidade Estadual de Campinas)

COMISSÃO CIENTÍFICA

Aldo Mellender de Araújo (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Anna Carolina Krebs Pereira Regner (Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos)

Charbel Niño El-Hani (Universidade Federal da Bahia)

Gustavo Andrés Caponi (Universidade Federal de Santa Catarina)

Nelio M. V. Bizzo (Universidade de São Paulo)

Ricardo Waizbort (Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz)

E-mail: ehfb2009@abfhib.org

http://www.abfhib.org/index_arquivos/Encontro_2009.html