Toma, que o filho é teu: quem pariu Galileu, que o embale!

sexta-feira, fevereiro 06, 2009

JC e-mail 3696, de 05 de Fevereiro de 2009.

19. “O Julgamento de Galileu” é tema de palestra no Museu de Astronomia, no RJ

Neste final de semana, o Mast apresentará os fatores que puseram Galileu e a Igreja Católica em conflito, e convidará o público a observar o céu por meio de telescópios e lunetas. Para as crianças, está preparada uma atividade com formas geométricas

Neste sábado, 7 de fevereiro, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) oferece a palestra “O Julgamento de Galileu”, às 16h. O professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Antônio Augusto Passos Videira, apresentará os principais fatos referentes à polêmica que colocou em campos opostos Galileu Galilei e a Igreja Católica.

De um lado, Galileu defendendo o modelo heliocêntrico, segundo o qual o Sol estava no centro do sistema solar; de outro, a Igreja, que condenava a idéia. A palestra acontece no Auditório do Mast e a entrada é franca.

Ainda no sábado, a partir das 18:30h, o público tem a oportunidade de observar o céu utilizando telescópios e lunetas. Será possível conhecer galáxias, estrelas, planetas e outros astros estudados pela Astronomia. Um astrônomo ou monitor especializado conduz a observação e os visitantes são preparados através da projeção de vídeos e palestras com temas astronômicos.

Já no domingo, é a vez das crianças se divertirem na oficina “Brincando de Matemático”, a partir das 16h. Elas descobrirão as formas geométricas por meio de desafios como o quebra-cabeça e o tangram (uma espécie de quebra-cabeça chinês). A oficina é dirigida ao público de todas as idades. Famílias e grupos de amigos podem brincar juntos.

Todas as atividades são gratuitas e ocorrem no Mast, que fica na Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão.

Mais informações no site ou pelo telefone (21) 2580-7010.
(Com informações da Assessoria de Comunicação do Mast)

+++++

NOTA IMPERTINENTE E FUSTIGANTE DESTE BLOGGER:

Desculpem o ditado chulo no título deste blog, mas é para chocar mesmo e chamar a atenção da manutenção escancarada de um mito propalado pela Nomenklatura científica usando Galileu Galilei como exemplo de vitória da ciência (razão) contra a religião (não razão). Nada mais historicamente falso, e parece que será mais uma vez perpetuada pela palestra de Antônio Augusto Passos Videira, professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj): os principais fatos referentes à polêmica que colocou em campos opostos Galileu Galilei e a Igreja Católica.

Esta é a versão oficial nauseabundantemente apresentada e propalada: “De um lado, Galileu defendendo o modelo heliocêntrico, segundo o qual o Sol estava no centro do sistema solar; de outro, a Igreja, que condenava a idéia.”. Meu, quem pariu Galileu, que o embale! A polêmica de Galileu não foi diretamente com a Igreja Católica, mas contra a Nomenklatura científica da época que usou o poder temporal da Igreja contra o oponente científico para condená-lo.

Eu já estou de saco cheio com tanto descompasso com a verdade da parte de alguns cientistas. Tudo com o aval da Nomenklatura científica, da qual o JC E-Mail faz parte. Desonestidade acadêmica agora é verdade histórica inconteste? Faça uma busca neste blog sobre Galileu Galilei e fique sabendo a verdadeira história.

Assim como a virgem deflorada na Amazônia bota a culpa da gravidez no mito do boto tucuxi, a Nomenklatura científica inventou que Galileu foi parido pela Igreja Católica. Meu, quem pariu Galileu que o embale!

Nomenklatura científica, toma Galileu, que o filho é teu!