Parabéns USP: entre as 100 mais do mundo

terça-feira, fevereiro 03, 2009

USP entre as 100 mais

3/2/2009

Agência FAPESP – A Universidade de São Paulo (USP) foi considerada a 87ª melhor universidade do mundo pelo ranking Webometrics. Das 500 instituições citadas, a USP, que registrou o crescimento de 26 posições em relação à lista divulgada em julho de 2008, está classificada em primeiro lugar dentre as universidades brasileiras.

A metodologia do ranking considera as análises quantitativas de conteúdos disponibilizados na web, especialmente aqueles relacionados a processos de geração e comunicação acadêmica de conhecimento científico, avaliando as atividades científicas, o desempenho e o impacto.

As dez primeira posições no Webometrics são ocupadas por instituições dos Estados Unidos. São, pela ordem: Instituto de Tecnologia de Massachusetts e as universidades Stanford, Harvard, Califórnia em Berkeley, Cornell e Michigan, o Instituto de Tecnologia da Califórnia, e as universidades de Minnesota, Illinois e Texas.

Dos países latino-americanos a Universidade Autônoma do México ficou em primeiro, em 44º na lista geral. Depois da USP, entre as 300 maiores do mundo, vem a Unicamp (159º), a Universidade do Chile (234º), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (285º) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (299º).

A USP também aumentou em dez postos a sua colocação entre os 300 repositórios mais pesquisados no mundo. A segunda edição do o Ranking Web of World Repositories coloca a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP na 76ª posição.

Ambas as pesquisas, iniciativas do Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa pertencente ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), órgão espanhol de pesquisa pública, são divulgadas duas vezes por ano, em julho e em janeiro. Mais de 16 mil instituições de ensino superior pelo mundo foram analisadas.

Mais informações aqui e aqui.