O Gabeira 'falou e disse': se as evidências contestam, tá na hora de abandonar Darwin sem dó nem piedade!

sexta-feira, fevereiro 20, 2009

"Nesses 200 anos de Darwin, sua visão é um socorro para todos nós: por mais que nos apeguemos a uma hipótese, é preciso abandoná-la sem pena quando as evidências a contestam." Fernando Gabeira, in "Cortar a própria carne", Folha de São Paulo, 20/02/2009.

Fonte [Requer assinatura da FSP ou do UOL]

+++++

NOTA IMPERTINENTE DO BLOGGER:

Gabeira sempre surpreende. Eu não me esqueço dele chocando os mais conservadores no Brasil após a anistia: de sunga bem sumária na praia. Virou ícone de liberdade. Esta declaração sumária, mas dúbia de Gabeira vai chocar a Nomenklatura científica.

Eu vou nomear esta declaração ambígua de Gabeira como ícone da liberdade acadêmica de se questionar Darwin livremente, sem a destruição de carreiras acadêmicas e, caso o guru de Down seja encontrado em falta num contexto de justificação teórica, e está mais do que evidente que foi encontrado em falta, simplesmente abandoná-lo. SEM DÓ NEM PIEDADE!

Que venga la nueva teoría de evolución: SÍNTESE EVOLUTIVA AMPLIADA que, para desespero epistêmico da Galera dos meninos e meninas de Darwin, não será selecionista.

Pobre Darwin, quem diria, o homem que teve a maior ideia que toda a humanidade já teve (menos Dennett, menos)- a seleção natural nunca foi o que ele propôs no século 19: mecanismo transformista explicando a origem das espécies.