“Toumaï” o mesmo café paleoantropológico reqüentado

quarta-feira, outubro 15, 2008

JC e-mail 3619, de 14 de Outubro de 2008.

25. À procura do novo berço da humanidade

Paleontólogo Michel Brunet profere palestra, dia 20 de outubro, na Academia Brasileira de Ciências. [Foto: Klickeducacao]

Figura importante na área da Paleontologia, Michel Brunet e sua equipe descobriram o mais antigo fóssil de hominídeo: um crânio que foi batizado "Toumaï", que significa "esperança de vida".

Sua idade foi avaliada em sete milhões de anos. Essa descoberta transformou a teoria da paleontologia humana, e levou a rever a concepção sobre a história das primeiras etapas da origem dos hominídeos.

Em sua vinda ao Brasil, Brunet fará uma conferência sobre a descoberta de Toumaï, com tradução simultânea, no dia 20 de outubro, segunda-feira, às 16h, na Academia Brasileira de Ciências. Será apresentado o filme "Toumaï: o novo antepassado", do qual Brunet participou como diretor científico.

Divulgado na televisão francesa em 2006, "Toumaï: o novo antepassado" foi premiado no Festival Internacional do Filme Científico de Pequim, em 2006; no HD Film Festival de Paris, em 2006; no Festival de Nova York, em 2007.



TM 266-01-060-1, “Toumaï”, Sahelanthropus tchadensis

O filme procura responder às seguintes perguntas: será que Toumaï é nosso antepassado mais antigo? Com que se parecia? Em que ambiente vivia? Com a "magia" da alta tecnologia, Toumaï descobre ao longo do filme seu corpo, sua selva, seu grupo e um mundo cheio de predadores.

A presença no evento deve ser confirmada pelo e-mail suelen@abc.org.br ou pelo fone (21) 3907-8113, entre 9 e 17h.

+++++

INDICAÇÕES DESTE BLOGGER:

PDF gratuito de um artigo de John Hawks et al.

An Ape or the Ape: Is the Toumaï Cranium TM 266 a Hominid?
PaleoAnthropology 2006: 36−50

Site do “Toumai” [Inglês e Francês]