Marcelo Gleiser tentou ressuscitar o experimento de Miller

segunda-feira, outubro 27, 2008

Eu tinha uma admiração pelo Marcelo Gleiser como divulgador científico popular. Até escrevi para a direção da Folha de São Paulo, como fizeram milhares de leitores, pedindo a sua volta. Ele voltou. Não me arrependo. Aliás, me arrependo, mas aprendi com os mineiros que a gente não chora o leite derramado.

Atualmente Gleiser vem contando um monte de ‘just-so stories’ científicas nas páginas da FSP. Traduzindo em graúdos: pequenos contos da carochinha secularistas passados como se fosse ciência.

No artigo abaixo, ao destacar a água líquida, mais certos compostos químicos, e o calor (ou fonte de energia), Gleiser tentou ressuscitar a plausibilidade química do experimento de Urey-Miller, mas ele sabe que a implausibilidade química daquele experimento para explicar a origem da vida é conhecida pela comunidade científica há muito tempo.

Eu ainda não vi um cachorro teórico morto ressuscitar. Gleiser bem que tentou, mas o experimento de Urey-Miller é simplesmente um “cachorro teórico morto” há décadas. Em estado de putrefação epistêmica. Menos nos livros-texto de Biologia do ensino médio onde é ortodoxia científica. O chamado ‘Konsenso’, oops, ciência ‘mainstream’ é mais chique.

E, durma-se com um barulho desses, tudo avalizado como se fosse Scientia pelo MEC/SEMTEC/PNLEM...

Do jeito que está não pode ficar. É preciso fazer alguma coisa.

+++++

Folha de São Paulo, 26/10/2008
+ Marcelo Gleiser

Sobre a origem da vida

Mesmo se existirem, os extraterrestres devem ser raros

Dos grandes mistérios que despertam enorme interesse tanto de especialistas quanto do público em geral, poucos são tão fascinantes quanto a questão da origem da vida. Existem várias facetas diferentes, cada uma com seu conjunto de questões em aberto. Uma das mais óbvias diz respeito à possível existência de vida extraterrestre. Se existe vida na Terra, por que não supor que ela exista também em outros planetas?
Essa pergunta em geral é respondida com outra pergunta. Do que a vida precisa para existir? Se usarmos a Terra como base -e só conhecemos a vida aqui-, consideramos que são essenciais a água líquida, certos compostos químicos e calor ou alguma outra fonte de energia. Água líquida impõe que o planeta não esteja muito distante ou muito perto de sua estrela. Caso contrário, teria apenas água congelada ou vapor. A água líquida cria o meio onde as reações químicas que sustentam a vida podem ocorrer. Não é à toa que somos mais de 60% água.

Planetas que podem ter água líquida estão na chamada "zona habitável", um cinturão cuja distância varia com o tipo de estrela. No caso do Sol, cobriria Vênus, Terra e Marte. Imediatamente, vemos que estar na zona habitável não é suficiente. Vênus tem uma temperatura que vai além de 500C, por causa de um acentuado efeito estufa. Marte, como foi descoberto recentemente, teve água líquida no passado, tem alguma hoje e também tem gelo, mas não foram encontrados rios, oceanos ou lagos. A possibilidade de vida lá hoje não é nula, mas é remota.

Aprendemos que composição e densidade da atmosfera e a história do planeta são determinantes. A vida precisa de certos elementos químicos. Carbono, nitrogênio, oxigênio e hidrogênio são essenciais. Fósforo, ferro, cálcio, potássio também são importantes. Esses elementos são sintetizados em estrelas durante seus últimos estágios de vida. Quando a estrela "morre", explode com tremenda violência, emitindo esses e todos os outros elementos da tabela periódica pelo espaço interestelar.

Planetas capazes de desenvolver formas de vida precisam estar numa região com os ingredientes certos. Fora isso, os ingredientes precisam ser combinados corretamente. Pelo que vemos aqui, mesmo as formas mais primitivas de vida dependem de compostos orgânicos consistindo de cadeias muito longas de átomos de carbono ligados a uma série de radicais.

Os átomos de carbono são os ossos da espinha dorsal, dando suporte ao resto. Como que esses átomos formaram cadeias tão complexas? Essa questão permanece em aberto. Mas em 1953, Stanley Miller fez uma grande descoberta: combinando substâncias que acreditava terem feito parte da atmosfera primitiva (metano, gás carbônico, água e outros), Miller isolou-as num frasco e passou faíscas elétricas que simulavam raios.
Para sua surpresa, ao examinar os compostos acumulados no fundo do frasco, percebeu que tinha sintetizado alguns aminoácidos, componentes fundamentais das proteínas. Miller não produziu a vida no laboratório, mas demonstrou que processos naturais podem tornar uma química simples numa química complexa.

Assim como o experimento de Miller, a vida precisa de uma fonte de energia. Aqui, estamos acostumados com o Sol. Mas a descoberta de formas de vida que vivem na mais completa escuridão, em fossas submarinas profundas, demonstra que processos químicos independentes da luz podem gerar a energia capaz de impulsionar os mecanismos da vida. Não basta afirmar que o vasto número de planetas no cosmo torna a vida extraterrestre inevitável. O que aprendemos é que, mesmo se existir, será rara.

MARCELO GLEISER é professor de física teórica no Dartmouth College, em Hanover (EUA), e autor do livro "A Harmonia do Mundo"