Um guia do estudante de Ciência Natural

sábado, setembro 13, 2008

Um guia do estudante de Ciência Natural

A Student's Guide to Natural Science

por Stephen M. Barr

Editor: ISI Books

Educação/Ciência

Brochura
90 páginas
ISBN10/13: 1932236929 / 9781932236927
Preço: US$ 8.00 + Frete
Especial via Internet: US$ 6.40 + Frete

O livro lúcido Student's Guide to Natural Science do físico Stephen M. Barr objetiva dar aos estudantes uma compreensão, em linhas gerais, da natureza, história, e grandes idéias da ciência natural desde os tempos antigos até ao presente, com o foco principal em física. Barr começa com as contribuições dos gregos antigos, em particular as duas grandes idéias de que a realidade pode ser entendida pelo uso sistemático da razão e que os fenômenos têm explicações naturais.

Ele prossegue em discutir, entre outras coisas, as raízes medievais da revolução científica do século XVII, o papel desempenhado pela religião em alimentar a idéia de uma ordem natural dominada por leis, e os principais avanços da física moderna, inclusive quantas teorias “revolucionárias” novíssimas são na verdade relacionadas a teorias muito mais antigas.

Através deste guia reflexivo, Barr chama a atenção dos seus leitores para os maiores temas e tendências da história científica, incluindo a crescente unificação e “matematização” de nossa visão do mundo físico que resultou nas leis da natureza aparecendo cada vez mais como formando um único e harmonioso edifício matemático.

Stephen M. Barr é um físico teórico de partículas no corpo docente do Bartol Research Institute da Universidade de Delaware, onde é professor titular. Ele publicou mais de 125 artigos em publicações científicas nas áreas de partículas físicas e cosmologia, e escreveu também diversos artigos e resenhas de livros sobre ciência e religião para revistas como a First Things (ele faz parte do conselho editorial), National Review, the Public Interest, e Academic Questions. Seu livro Modern Physics and Ancient Faith publicado em 2003.