A Nomenklatura científica contra-ataca: a evolução nas bancas de jornais

terça-feira, setembro 09, 2008

Scientific American Brasil apresenta Evolução, uma série de 4 DVDs com 8 horas de duração numa fascinante viagem de exploração à Teoria da Evolução e seu profundo impacto no pensamento contemporâneo. Conheça o temperamento atormentado de seu criador, o naturalista inglês Charles Darwin e a concepção da árvore da vida, incluindo os mecanismos de competição e cooperação entre as espécies. Veja como atua a seleção natural e a maneira como ocorreram extinções em massa e desvende o papel do sexo como motor de diversidade genética, o que faz de Evolução um amplo e fascinante painel da história da vida. Evolução relata também a origem e o sucesso dos humanos, o aparecimento da consciência e o conflito entre ciência e religião na busca pela explicação das origens. Descubra o que há de comum entre elas.

EPISÓDIO I - A perigosa idéia de Charles Darwin (2 horas)
Como Darwin formulou os conceitos da Teoria da Evolução e por que esa "perigosa idéia" é indispensável para o desvendamento da vida.

EPISÓDIO II - Grandes mutações (1 hora)
Acompanhe a história da diversidade da vida desde a mudança dos oceanos para a terra firme, seguida de alguns retornos para o mar, a emergência dos humanos e de outras criaturas que compõem a árvore da vida.

EPISÓDIO III - Extinção (1 hora)
Já são cinco as extinções em massa ocorridas na Terra e elas exerceram enorme influência na evolução das espécies. Os humanos estariam provocando a próxima extinção?

EPISÓDIO IV - A CORRIDA DAS ÉSPECIES (1 HORA)
Competição ou cooperação? A interação entre espécies é a mais poderosa força da evolução e compreender isso pode ser fundamental para a sobrevivência humana.

EPISÓDIO V - O PORQUÊ DO SEXO (1 HORA)
Compreenda o papel desempenhado pelo sexo para se dar conta do jogo das estratégias da vida, neste caso moldando variedade e diversidade genéticas.

EPISÓDIO VI - O BING BANG DA MENTE (1 HORA)
Há 50 mil anos algo especial e único aconteceu. Isso fez emergir o humano moderno e com ele chegou uma explosão de criatividade, tecnologia - uma revolução social.

EPISÓDIO VII - CIÊNCIA E RELIGIÃO (1 HORA)
Nenhuma outra teoria científica provocou - e ainda provoca - reação maior que o darwinismo. Saiba das razões por trás desse conflito e até que ponto ciência e religião são imcompatíveis.
Coleção completa com 4 DVDs

Por: R$ 119,60