Darwin über Alles 5-5

segunda-feira, junho 30, 2008

JC e-mail 3543, de 30 de Junho de 2008.

15. British Council organiza fórum estudantil em Londres sobre as idéias do evolucionista Charles Darwin

Estudantes brasileiros representarão a América Latina no programa Darwin Now em comemoração ao bicentenário do nascimento do cientista

O projeto do British Council Darwin Now já rendeu frutos para o Brasil, que terá como representante dois estudantes brasileiros no Fórum Estudantil Internacional – Darwin e Ciência Contemporânea 2008, em Londres entre os dias 1 e 5 de julho.

Com organização do British Council e parceria com o Museu de História Natural de Londres, esta será a terceira edição do evento e a primeira de três conferências sobre Charles Darwin.

O projeto Darwin Now celebra o impacto das idéias do cientista, seu bicentenário e traz uma série de atividades e eventos globais com foco principal nos impactos das idéias do evolucionista na biologia contemporânea e na teoria evolucionária.

Juliana Bueno, de 18 anos, e João Paulo Posse Terra, de 16 anos, foram selecionados através da inscrição no projeto Embaixadores do Clima, também do British Council. Eles se unirão com mais seis jovens da Argentina, Colômbia, Chile e México para representar a América Latina no evento.

“Me interessei pelo programa porque realmente amo estudar ciências. Acho a Teoria da Evolução de Darwin muito interessante e essa será a oportunidade para me aprofundar no assunto. Na minha opinião a sociedade só vai conseguir resolver os seus problemas através do desenvolvimento da Ciência”, opina João Paulo.

Para Juliana, a situação atual obriga as pessoas a discutir a Ciência de um modo mais sério. “O interesse pelo tema está diminuindo e o Fórum é uma excelente oportunidade para discutir o que deve ser feito para o futuro da Ciência”, afirmou a jovem.

A agenda dos estudantes em Londres terá workshops, palestras, debates com especialistas e discussão sobre as idéias de Darwin e como elas impactam o mundo moderno. As sessões serão divididas em temas como: Mudança antropogênica e crise de biodiversidade, e como a evolução no relacionamento com computadores está redesenhando a arquitetura da informação internacional.

O objetivo do Fórum Estudantil Internacional é reforçar as idéias básicas da Evolução como caminho da Seleção Natural enfatizando a relevância da sua aplicação nos dias atuais.

O Fórum Estudantil terá transmissão ao vivo pela internet através do site do Museu de História Natural (http://www.nhm.ac.uk/). O internauta poderá enviar suas perguntas pelo site para serem respondidas pelos especialistas presentes ao evento em Londres.

Em 2009 o seminário irá abordar a influência das idéias de Darwin para a sociedade e cultura e em 2010 o tema será o progresso alcançado nos encontros da Convenção de Diversidade Biológica para diminuir os índices mundiais de extinção das espécies.

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e laços que gerem benefícios mútuos entre o Reino Unido e os países onde está presente, por meio da atuação em cinco áreas: Educação, Língua Inglesa, Ciências, Artes e Governança / Direitos Humanos.

A organização atua em 223 cidades, em 109 países, com parceiros como os governos locais em diversas instâncias, organizações não-governamentais e iniciativa privada.

O British Council é uma organização apolítica que trabalha em conjunto com o governo britânico, promovendo oportunidades iguais a todas as pessoas. No Brasil, tem escritórios em Brasília, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Para mais informações, visite o site http://www.britishcouncil.org.br.

(Assessoria de Comunicação do British Council)