Mais antiga, mas bonito design de jóia

terça-feira, abril 01, 2008

Comentário do blogger: A pesquisa que você vai ler a seguir é uma em que os cientistas detectam sinais de inteligência usando a arqueologia. Por que não em biologia evolutiva???

Mais antiga jóia das Américas é descoberta

01/04/2008

Agência FAPESP – Cientistas descobriram no Peru a mais antiga jóia de ouro feita nas Américas. Segundo o grupo, liderado por Mark Aldenderfer, do Departamento de Antropologia da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, o artefato foi feito há 4 mil anos.

O colar de contas é formado por nove cilindros separados por peças esféricas menores. O cilindro maior traz uma turquesa em um orifício. De acordo com os pesquisadores, o colar foi feito a partir de pepitas trabalhadas a frio com uma espécie de martelo.

“Essa descoberta dá sustentação à hipótese de que a mais antiga forma de trabalho com metais nos Andes foi a experimentação com ouro nativo”, destacaram os autores em artigo que será publicado esta semana no site e em breve na edição impressa da revista Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas).

A jóia foi encontrada ao lado de uma mandíbula de um esqueleto de um indivíduo adulto em uma cova localizada próxima a Jiskairumoko, pequeno sítio ocupado por caçadores e colhedores na bacia do Lago Titicaca, no sudeste do Peru. O local foi habitado de 3.300 a 1.500 a.C. e os pesquisadores estimam que a peça tenha sido feita em 2.100 a.C.

A produção de jóias feitas de ouro sempre esteve associada com a existência de um cenário político e social sofisticado, mas o colar encontrado no Peru aponta para outra direção. “A descoberta apóia a hipótese do advento do trabalho com ouro em sociedades relativamente simples”, afirmaram.
Segundo o estudo, a descoberta indica que o uso de jóias feitas de ouro para distinguir riqueza e poder começou antes do surgimento de sociedades complexas nos Andes.

O artigo Four-thousand-year-old year old gold artifacts from the Lake Titicaca basin, southern Peru, de Mark Aldenderfer e outros, poderá ser lido em breve por assinantes da Pnas em http://www.pnas.org

Nota do blogger: O PNAS pode ser acessado gratuitamente por qualquer pessoa interessada em ciência.