Projeto editorial da Folha de São Paulo ouvirá os críticos e céticos de Darwin???

domingo, março 02, 2008

Folha inicia amanhã projeto que reúne editores e leitores do jornal

Objetivo dos ‘círculos’ é conhecer melhor as necessidades reais dos leitores

DA REDAÇÃO

A Folha inicia amanhã o projeto "Círculo de Leitores", que promoverá encontros mensais dos editores do jornal com os leitores. Informais, as reuniões buscarão avaliar as edições, recolher críticas e levantar idéias para melhorar o jornal.
Cada círculo contará com dez leitores e um grupo de editores. "É mais um instrumento que a Folha utilizará para aprimorar e estreitar a sua relação com seus leitores, ajudando a aprofundar o conhecimento de suas necessidades", afirma Eleonora de Lucena, 50, editora-executiva da Folha.

O Datafolha convidará os participantes a partir de uma análise do universo de leitores assíduos do jornal. De acordo com o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, 45, "essa é uma oportunidade que o jornal abre para que o leitor possa ajudar a fazer o jornal a participar de sua elaboração".

O instituto já realiza, periodicamente, pesquisas quantitativas e qualitativas sobre o perfil do leitor e hábitos de mídia, para que o jornal possa conhecer "e atender melhor" as demandas de um público em constante transformação. O novo projeto visa complementar as informações fornecidas por esses levantamentos.

O Folhateen, por exemplo, já realiza encontros desse tipo há quatro anos. O editor do caderno, Ivan Finotti, 37, se reúne quinzenalmente com adolescentes: "São teens que se reúnem conosco para falar do caderno, fazer críticas, falar do que gostaram. Eles também sugerem pautas ao jornal. É dessas conversas que surgem muitas capas do caderno".

Para Finotti, "estender essa experiência para todo o jornal pode trazer grandes benefícios".

Para a diretora de revistas da Folha, Cleusa Turra, 49, a iniciativa permitirá ampliar o envolvimento dos leitores na produção do jornal: Os leitores da Folha já vêm ampliando sua participação nas atividades do jornal, como nas sabatinas no Teatro Folha e nos debates sobre filmes.

O Círculo de Leitores servirá para estreitar esse relacionamento. Será uma oportunidade inédita para os jornalistas submeterem seus trabalhos à avaliação do seu público e ouvir suas demandas".

Tanto Finotti como Cleusa "responsável pela Revista e pelo Guia da Folha" participarão do encontro de amanhã, que reunirá também os editores da Ilustrada e de Ciência.