Novo boletim de ciência no Brasil

sexta-feira, março 28, 2008

UFRJ e CBN lançam boletim de ciência

28/03/2008

Agência FAPESP – Fruto de uma parceria entre o Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a rádio CBN, o boletim Ciência e Saúde veiculará toda semana notícias da área em bate-papos entre o pesquisador Franklin Rumjanek e o apresentador Sidney Rezende.

O boletim será transmitido às segundas-feiras às 11h durante o CBN Rio, apresentado por Rezende e transmitido no Rio de Janeiro. O boletim também poderá ser conferido por ouvintes de todo o país pela internet no site da rádio, ao vivo ou em podcast.
Rumjanek é professor titular do Instituto de Bioquímica Médica e membro da diretoria do Instituto Ciência Hoje. Graduou-se em ciências biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1969), fez pós-graduação na Universidade de Copenhague (1971) e obteve o doutorado em química biológica pela University College London (1975). Realizou pós-doutorado no National Institute for Medical Research, nos Estados Unidos (1976-1983), e tem experiência na área de bioquímica, biologia molecular e genética humana.

Em comentários semanais, o pesquisador abordará resultados de estudos nacionais e estrangeiros sobre temas como DNA, genoma, genética forense, paternidade, clones, transgênicos, mutações tumorais, evolução, origem da vida e bioquímica das doenças infecciosas.

O programa tem produção do Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia da UFRJ e da diretoria de Jornalismo da rádio CBN.

Mais informações aqui.

Comentário impertinente do blogger:

Dois tópicos de extrema importância pro bonum publico — evolução e origem da vida. Será interessante ver se o apresentador Sidney Rezende terá independência jornalística fará perguntas sobre as dificuldades fundamentais das atuais teorias da origem e evolução da vida, e como Rumjanek responderá.

O formato e o alcance de ouvintes deste programa em todo o Brasil pela internet no site da rádio, ao vivo ou em podcast indicam uma coisa: a Nomenklatura científica está preocupada com o avanço das críticas cientificamente fundamentadas dos oponentes, e tentará via Rumjanek fazer um serviço de relações públicas para convencer o público do fato, Fato, FATO da evolução.

Alô, Sidney Rezende: quem sou eu para lhe ensinar o padre-nosso jornalístico, mas o seu programa somente será jornalisticamente objetivo se ouvir o outro lado, e fizer perguntas impertinentes à Nomenklatura científica. Se precisar, envie e-mail para neddy@uol.com.br ou visite este blog semanalmente para ganhar algumas idéias "diferentes" sobre a controvérsia Darwin vs. Design. E perguntar para o Rumjanek.

Tai, um modelo que merece a devida atenção da comunidade do Design Inteligente no Brasil! Mas nós não temos os grandes recursos públicos à nossa disposição como têm os darwinistas na manutenção do status epistêmico de uma teoria em séria crise paradigmática que o público desconhece mais amplamente.

Uma vez que o dinheiro público não deve privilegiar posições ideológicas travestidas de ciência, eu sugiro aos leitores deste blog que fiquem atento para a má utilização do dinheiro público e botem a boca no trombone!

O site do Sidney Rezende aqui.

O e-mail do Sidney Rezende é este: srzd@srzd.com

Estamos de olho!!!