A USP promoverá grande conferência sobre Darwin em 2009

segunda-feira, janeiro 28, 2008

XIII Sao Paulo Research Conference
Darwin e “A origem das Espécies”, 150 anos depois
20 — 22 de Agosto de 2009
USP

“Darwin 2009”, em comemoração aos 150 anos do livro “A origem das espécies”

Os detalhes desta conferência ainda não estão disponibilizados no site da Eventus.

O objetivo da X São Paulo Research Conference – “Origens da Vida” é reunir especialistas de áreas tão distintas para discutirem os pontos de vistas modernos, bem controversos, sobre as origens da vida.

Será que este também será o objetivo da “Darwin 2009”? Será que especialistas de áreas distintas discutirão os pontos de vistas modernos, bem controversos da teoria da origem das espécies pela seleção natural (e outros mecanismos evolutivos)?

Uma pergunta apropriada para o ambiente acadêmico da conferência: um teórico e proponente da teoria do Design Inteligente como Michael Behe, William Dembski, Paul Nelson, Steve Meyer ou Jonathan Wells poderia apresentar a palestra “Darwin vs Design”?

Afinal de contas, a teoria da evolução de Darwin do século 19 é um longo argumento contra o design, e a teoria do Design Inteligente é um ponto de vista moderno bem controverso em contraposição a Darwin.

Com a palavra o Dr. Prof. Boris Vargaftig, a Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, e o comitê de especialistas daquela conferência.

Sem dúvida que eles seguirão a proposição de Darwin de se discutir as suas idéias:

“Estou bem a par do fato de existirem neste volume pouquíssimas afirmativas acerca das quais não se possam invocar diversos fatos possíveis de levar a conclusões diametralmente opostas àquelas às quais cheguei. Uma conclusão satisfatória só poderá ser alcançada através do exame e confronto dos fatos e argumentos em prol deste ou daquele ponto de vista, e tal coisa seria impossível de se fazer na presente obra.” Introdução do Origem das Espécies (1859), p. 36 (Ênfase adicionada).

Além disso, F. C. S. Schiller, erudito da Oxford University, no artigo intitulado “Darwinism and Design Argument” de 1897, afirmou que “não será possível excluir a suposição de que o processo da Evolução possa ser guiado por um design inteligente”.

A universidade é o local mais apropriado para o debate de idéias. Inclusive de idéias controversas. A USP é o local mais adequado para esta invocação de diversos fatos possíveis de levar a conclusões diametralmente opostas à de Darwin. Segundo Schiller, não é possível discutir Darwin sem discutir a questão de Design.

Isso não deslustrará em nada o evento comemorativo, pelo contrário, tão-somente honrará a liberalidade epistêmica proposta por Darwin para a discussão de suas idéias evolutivas.