O espectro de Lamarck rondando o espectro da teoria da evolução de Darwin

sexta-feira, novembro 30, 2007

Por essa Darwin não esperava. Justamente ele que se mostra lamarckista de carteirinha na 6ª. edição do Origem das Espécies, mas que espezinha Lamarck e outros precursores no esboço histórico explicando que apesar deles, Darwin locuta, evolutio finita, ver agora Lamarck podendo ser vindicado [e por tabela Darwin, o detrator mor de Lamarck] pelas evidências???

JC E-Mail 3400, de 29 de novembro de 2007

28. Ciência Hoje: A volta de Lamarck

Novas pesquisas no campo da biologia molecular sugerem que as idéias do cientista poderiam estar corretas

Quando se pensa em Lamarck, a primeira idéia que vem à lembrança é sua teoria sobre o pescoço da girafa, que cai por terra com a publicação de ‘A origem das espécies’ por Charles Darwin.

Entretanto, novas pesquisas no campo da biologia molecular sugerem que suas idéias poderiam estar corretas.

Franklin Rumjanek, do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mostra, na revista Ciência Hoje de novembro, que experimentos recentes com DNA vêm apontando para a possibilidade de que as mudanças adquiridas pelo material genético sejam transmitidas aos descendentes.

Para assinar a revista Ciência Hoje ou adquirir números avulsos, ligue para 0800-7278999 ou (21) 2109-8999.

+++++

Perguntas impertinentes deste blogger:

1. Se as novas pesquisas no campo da biologia molecular do século XXI sugerem que as idéias de Lamarck poderiam estar corretas, caem por terra as hipóteses transformistas de ‘A origem das espécies’ por Charles Darwin do século XIX???

2. Os autores de livros-texto de Biologia vão reparar o “dano moral” cometido contra Lamarck ao longo de várias décadas??? Atenção MEC/SEMTEC/PNLEM para mais esta correção em futuras edições de livros didáticos do ensino médio.

3. Ué, o que está acontecendo com o mantra do fato, Fato, FATO da evolução anunciado pelos muazzins da Nomenklatura científica [meus amigos muçulmanos que me perdoem, e, por favor, nada de fatwa para comigo] de que Darwin já tinha explicado para nós COMO se dá a evolução???

4. Quando será lançado Darwin 3.0? Vão ter que mudar o nome agora? Lamarwin Redivivus???