A seleção natural não é mais uma Brastemp de mecanismo evolutivo de especiação

domingo, outubro 21, 2007

Pro bonum publico, especialmente alunos do ensino médio e superior que há décadas vêm sendo engabelados que a seleção natural é o mecanismo evolutivo par excellence na origem e evolução das espécies. Nada mais falso como tem sido denunciado ampla e livremente aqui neste blog, e desde 1998 junto à Nomenklatura científica e as editorias de ciência da Grande Mídia tupiniquim, especialmente a Folha de São Paulo, VEJA, Superinteressante e Galileu.

Remeto meus leitores para o abstract da pesquisa de Rieseberg et al, publicado no PNAS em 2002. Abstract parcial do artigo de Rieseberg et al (2002), PNAS 99, 12241-12245:

“A seleção [natural] é amplamente aceita como a principal força modelando a variação fenotípica dentro das populações [SIC ULTRA PLUS 1]. Contudo, a sua importância na especiação e macroevolução tem sido questionada, porque as diferenças fenotípicas entre as espécies ou taxon superiores algumas vezes parecem ser não adaptivas. Aqui, nós utilizamos o teste de sinal quantitativo de característica de local [em inglês quantitative trait locus (QTL)] para avaliar a importância de seleção direcional em divergência fenotípica. Se uma característica tem uma história de seleção direcional, os efeitos de QTL devem ser na maior parte na mesma direção; senão os QTLs com efeitos antagônicos devem ser comuns. A análise de efeitos de QTL de 572 características de 86 estudos revelou significativamente pouquíssimos QTLs antagônicos do que os esperados sob neutralidade, um resultado que valida a assertiva de Darwin de que a diversificação fenotípica é provocada principalmente pela seleção [natural]. Além disso, as diferenças de características interespecíficas foram mais forte ou consistentemente selecionadas do que as diferenças intra-específicas, fortalecendo um crescente consenso entre os estudiosos da especiação de que a seleção direcional é a causa primária de especiação [SIC ULTRA PLUS 2].” [1]

Se não for o mecanismo X, então é Y; se não for Y, então é Z; se não for Z, então é todo o ABC! Ué, a navalha de Occam não cabe aqui??? Sabe cumé, para os amigos, os favores da lei, para os inimigos, os rigores da lei! Objetividade e isenção em ciência? Isso não te pertence mais!

Nota bene: os estudiosos da especiação em 2002 não aceitavam mais a seleção natural como causa primária da especiação. Então, por que os livros didáticos de Biologia do ensino médio e superior ainda afirmam que a evolução se dá através da seleção natural? Eles estão enganando descarada e impunemente aos nossos alunos.
Alô MEC/SEMTEC/PNLEM e CEC – Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados: estão lesando a cidadania de nossos alunos no acesso às informações e discussões intramuros da comunidade científica sobre o fato, Fato, FATO da evolução há mais de duas décadas.

O nome disso é estelionato intelectual. Forte invectiva, não? Já me me disseram que eu poderia ser processado por isso. Eles não vão me processar juridicamente. Razão? Darwin iria junto comigo para o banco dos réus. Se algum autor tupiniquim de livro-texto de Biologia de ensino médio se sentir ofendido, que me processe por calúnia, danos morais e materiais. Alguém aí topa esta parada?

Eu adoraria ver Darwin on trial, oops Darwin no banco dos réus em Pindorama.

NOTA:

1. “Selection is widely accepted as the principal force shaping phenotypic variation within populations. Its importance in speciation and macroevolution has been questioned, however, because phenotypic differences between species or higher taxa sometimes appear to be nonadaptive. Here, we use the quantitative trait locus (QTL) sign test to evaluate the importance of directional selection in phenotypic divergence. If a trait has a history of directional selection, QTL effects should be mostly in the same direction; otherwise QTLs with antagonistic effects should be common. Analysis of QTL effects for 572 traits from 86 studies revealed significantly fewer antagonistic QTLs than expected under neutrality, a result that validates Darwin's claim that phenotypic diversification is caused mainly by selection. Moreover, interspecific trait differences were more strongly or consistently selected than intraspecific differences, strengthening a growing consensus among students of speciation that directional selection is the primary cause of speciation.”
O PDF do artigo completo em inglês [sorry periferia, obrigado Ibrahim Sued] pode ser baixado gratuitamente aqui. Clique em Download.

+++++

NOTAS IMPERTINENTES DESTE BLOGGER

1. GRANDE MÍDIA TUPINIQUIM: É este tipo de divulgação científica que os jornalistas científicos não têm coragem de abordar.

2. MENINOS E MENINAS DA GALERA DE DARWIN: Não fiquem ofendidos, blog para mim é conversa de botequim!

3. AUTORES DE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: Quando vocês vão abordar objetiva e honestamente os atuais conhecimentos sobre a origem e evolução do universo e da vida?

4. NOMENKLATURA CIENTÍFICA: Vocês não vão transferir o lançamento de Darwin 3.0 para depois de 2010 só pra me contrariar, vão?

5. MEC/SEMTEC/PNLEM e CEC − Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados: Até quando os srs. vão ser coniventes com este estelionato intelectual?