EXTRA! EXTRA! A Companhia das Letras faz recall de “Deus, um delírio”

quarta-feira, setembro 05, 2007

Fonte segura informa que, tendo em vista o seu alto padrão ético do seu proprietário, e em respeito aos seus milhares de fiéis leitores, a Companhia das Letras vai fazer o recall imediato do best-seller “Deus, um delírio” de Richard Dawkins.

Razão? A Companhia das Letras foi lesada ao traduzir fielmente a informação contida nos elogios feitos ao livro na contracapa original: Richard Dawkins foi citado como sendo biólogo. Ele não é biólogo, mas zoólogo. Para não incorrer em possíveis processos criminais que seriam movidos por milhares de leitores enganados (já existe um grupo de leitores insatisfeitos organizado em torno desta idéia) — falsidade ideológica e propaganda enganosa, a Editora Schwarcz, a guardiã dos ideais da filosofia e ideologia materialistas no Brasil, em nota a ser divulgada na Grande Mídia, resolveu seguir o exemplo-mor de hombridade, coragem e ética do editor Luiz Fernando Emediato, da Geração Editorial, que fez o primeiro recall de livro no Brasil, fazer o recall desta.

Todos os compradores do livro “Deus, um delírio” serão devidamente ressarcidos do valor da aquisição, bastando tão-somente devolver o exemplar (nota fiscal de compra) na livraria, preencher um pequeno formulário nada burocrático em quatro vias (livraria, comprador, Companhia das Letras, e Richard Dawkins) e aguardar confortavelmente em sua casa o envio do novo exemplar onde a profissão de Dawkins será devidamente corrigida: simplesmente zoólogo.

Inquirido sobre a notoriedade científica internacional de Dawkins, Schwarcz não soube responder para Claudio Angelo, editor de ciência da Folha de São Paulo, qual teria sido o último artigo científico publicado pelo renomado “biólogo” Dawkins, dono da cadeira de divulgação científica para o povo na Universidade Oxford, muito menos uma descoberta científica.

+++++
P a r ó d i a