EXTRA! EXTRA! A Comissão de Educação e Cultura discutirá os livros didáticos de Biologia do ensino médio

terça-feira, setembro 25, 2007

Em 2003 e 2005 eu entrei em contato por e-mail e protocolei pessoalmente junto ao MEC/SEMTEC e à CEC [Comissão de Educação e Cultura] da Câmara dos Deputados a análise crítica da abordagem das teorias da origem e evolução do universo e da vida em nossos melhores livros-texto de Biologia do ensino médio.

Eu aproveitei a repercussão da reprovação do livro Nova história crítica (Editora Nova Geração), por supostamente apresentar conceitos maniqueístas sobre socialismo e capitalismo, e enviei e-mail para o Dep. Gastão Vieira, presidente da Comissão de Educação e Cultura – CEC, da Câmara dos Deputados, com cópia para todos os deputados titulares e suplentes.

Naquele e-mail, eu pedia também audiência pública com a presença de um representante do MEC para explicar o não cumprimento do preconizado pela LDB 9394/96 e os atuais PCNs do ensino médio sobre o conteúdo distorcido da teoria da origem e evolução do universo e da vida em nossos melhores livros didáticos de Biologia do ensino médio.

Todos os e-mails voltaram. Pensei que era o sistema de anti-spam da Câmara. Retirei o anexo [a análise crítica], e reenviei os e-mails. Todos voltaram novamente. Eu resolvi então tornar público o e-mail endereçado ao presidente daquela comissão. Não percebi que no site há um sistema que permite uma comunicação direta.

Hoje à tarde recebi a resposta de meu e-mail público que, em decorrência do precedente, transcrevo abaixo:

De: Dep. Gastão Vieira [mailto:dep.gastaovieira@camara.gov.br]
Enviada em: terça-feira, 25 de setembro de 2007 17:41
Para: Enézio E. de Almeida Filho
Assunto: RES: O MEC e a CEC aprovam a abordagem distorcida de livros didáticos
Prioridade: Alta

Prezado Enézio,

Recebi com preocupação seu e-mail. Na audiência pública para tratar do assunto, os livros de biologia serão discutidos.

Atenciosamente,

GASTÃO VIEIRA
Deputado Federal

+++++

NOTA DESTE BLOGGER:

Se me informarem a data desta audiência, eu terei o maior prazer de ir a Brasília, e ver as explicações que o representante do MEC dará para esta inusitada situação.