As lorotas da Exposição Darwin-MASP endossadas agora pela Fiocruz?

sábado, setembro 29, 2007

Eu ainda estou devendo para os leitores deste blog a parte 4 da série sobre a “Exposição Darwin-MASP” onde apontamos as distorções e as inverdades históricas sobre Darwin e a teoria da evolução. Eu pensei que a minha abordagem iria fazer com que outros historiadores mais competentes e de longa trilha acadêmica se manifestassem repudiando a louvaminhice do evento, e o descompasso com a verdade histórica dos fatos sobre a Exposição Darwin-MASP.

Ledo engano e muita esperança de minha parte, embora eu tenha ouvido a boca pequena a insatisfação de alguns cientistas com a incúria da exposição, mas a maioria dos historiadores brasileiros simples e incompreensivelmente ficou muda.

O JC E-Mail noticia agora que a Fiocruz vai inaugurar uma exposição sobre Darwin. Eu tenho o maior respeito por esta instituição científica brasileira, mas será que a Fiocruz vai endossar as lorotas que a Exposição Darwin-MASP propalou impunemente?

JC E-Mail 3359, de 28 de Setembro de 2007

11. Fiocruz inaugura durante a Semana Nacional de C&T exposição sobre Darwin

Mostra para o público infanto-juvenil sobre Darwin e Galápagos e a história da teoria da evolução pela seleção natural ficará exposta em Duque de Caxias, RJ

Está para começar uma viagem de exploração às Ilhas Galápagos. Vamos acompanhar sete meninos e meninas e dois cientistas que, entre 28 de dezembro de 2006 e 9 de janeiro de 2007, seguiram as pegadas de Charles Darwin, o grande cientista que há quase 200 anos realizou uma viagem científica (1831-1836) ao redor do mundo com o navio inglês Beagle. A passagem pelas Ilhas Galápagos foi uma das etapas mais importantes de sua viagem.

Munidos com equipamentos dos verdadeiros exploradores, esse grupo de meninos e meninas observou a extraordinária natureza dessas ilhas, fez experimentos e atividades para tentar entender e “redescobrir” a teoria da seleção natural, que permitiu explicar a origem das espécies e a evolução da vida.

Ali eles se depararam com temas de grande atualidade: a conservação das espécies, a biodiversidade e a sustentabilidade. Com esta exposição você poderá reviver essa expedição através de fotografias, experimentos, vídeos e jogos.

A exposição traz informações sobre a vida de Charles Darwin (1809-1882), sua viagem no Beagle e sua estada no Brasil. Um painel tratará também das contribuições de Alfred Wallace (1823-1913), que formulou independentemente de Darwin a teoria da seleção natural, e de sua expedição científica à Amazônia (1848-1852).

Em 2008, serão festejados os 150 anos da teoria da seleção natural, proposta por Darwin e Wallace em 1858. Em 2009, serão comemorados os duzentos anos do nascimento de Darwin e os 150 anos de seu famoso livro A Origem das espécies. Como esta exposição, iniciamos as comemorações dessas datas importantes.

A exposição foi produzida na Itália pelo Medialab da SISSA (Scuola Internazionale Superiore di Studi Avanzati, Trieste) e pela empresa Prospero, Trieste. No Brasil está sendo montada pelo Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, com apoio do Ministério da C&T.

A inauguração da exposição Nas pegadas de Darwin ocorrerá durante a Semana Nacional de C&T. Ela ficará exposta em Duque de Caxias, fazendo parte do projeto Ciência Móvel – Vida e Saúde para todos, do Museu da Vida/ Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e Cecierj/RJ. Local: Praça do Pacificador – Duque de Caxias – RJ.

+++++

Uma nota aberta para o Dr. Jaime Benchimol, da Fiocruz:

Infelizmente eu não vou poder assistir a esta exposição da Fiocruz sobre Darwin. Gostaria de ir para verificar a exatidão histórica dela. Não podendo ir, destaco para o Sr. e possíveis visitantes, os links dos blogs postados sobre as lorotas contadas sobre Darwin e a elaboração da teoria da seleção natural na Exposição Darwin-MASP.

Blog 1.

Blog 2.

Blog 3.

Ao contrário do enunciado na nota da Fiocruz, a seleção natural não explica a origem e a evolução das espécies. Quando muito, explica tão-somente as variações intra-espécies e que o mais apto sobrevive. Falta explicar como surgiu o mais apto e uma espécie se transformar noutra espécie.

Caso a exposição da Fiocruz repita as mesmas flagrantes distorções da Exposição Darwin-MASP, lamento dizer isso Dr. Benchimol, mas o nosso suado dinheirinho está sendo mal empregado na manutenção de distorções históricas e, pior de tudo, engabelando mentes infantis que ainda não sabem diferenciar o fato da ficção histórica, especialmente da ficção histórica que beira ao culto da personalidade.

Escritos de sábios orientais antigos dizem que a punição por engabelar crianças é amarrar uma pedra bem pesada nos pescoços desses mentirosos e lançá-los no mar profundo. Mas o que é uma, duas, três, quatro, cinco, seis mentiras em nome de Darwin, não é mesmo? As evidências, ora que se danem as evidências, o que vale é a história sancionada pela Nomenklatura científica.

Este tipo de louvaminhice, idolatria, e falta de ética, Dr. Benchimol, não cabem mais em ciência!

+++++

Com a palavra o Ministro da Educação, caso se configure realmente o descompasso da exposição da Fiocruz com a verdade histórica sobre Darwin e a teoria da seleção natural.