Origem da Vida? Fale com Kauffman e Orgel: eles sabem quase tudo

domingo, agosto 26, 2007

Stuart Kauffman (foto da Universidade Calgary, Canadá):

“Quem quer que lhe diga que ele ou ela sabe como que a vida começou na Terra alguns 3.45 bilhões de anos atrás é um(a) louco(a) ou um(a) velhaco(a). Ninguém sabe. Na verdade, talvez nós nunca recuperaremos a verdadeira seqüência histórica dos eventos moleculares que resultaram nos primeiros sistemas moleculares auto-replicantes e evoluídos a surgir há mais de 3 milhões de milênios atrás. Mas, se o caminho histórico deva permanecer para sempre escondido, nós ainda podemos desenvolver corpos de teoria e experimentos para mostrar como que a vida pôde realisticamente ter cristalizado, enraizado, e depois cobriu o globo. Mesmo assim, a advertência: ninguém sabe.” [1]

Leslie Orgel:

“Quem pensa que sabe a solução para este problema [da origem da vida][2] está iludido”, disse Orgel. “Mas”, ele acrescenta, “quem pensa que isso é um problema insolúvel também está iludido.” “Uma abordagem possível para o problema da origem da vida é fazer a pergunta cientificamente em vez de historicamente de como pode a vida surgir em vez de como que surgiu a vida. A fim de lidar com isso, os cientistas tentam determinar experimentalmente o que é quimicamente viável, e o que poderia ter ocorrido na Terra prebiótica.” [3]

NOTAS:

[1] Kauffman, S. At Home in the Universe, 31. Esta passagem foi escrita na metade dos anos 1990s. Mais recentemente, Kauffman foi mais adiante, negando não somente que nós não sabemos os [passos] específicos de como se originou a vida, mas que nós nem temos uma teoria de como que a vida poderia ter se originado: “Nós temos falta totalmente de uma teoria da organização do processo, mesmo assim, a biosfera, da incepção da vida até hoje, manifestamente propaga a organização do processo.” Vide Stuart Kauffman, Robert K. Logan, Robert Este, Randy Goebel, David Hobill, e Ilya Shmulevich, “Propagating Organization: An Enquiry,” Biology and Philosophy (2007): no prelo]. Disponível gratuitamente em PDF aqui. Aacessado em 26 de agosto de 2007.

[2]Note que a inserção entre colchetes está no original desta citação. Vide a próxima nota.

[3]Jason Socrates Bardi, “Life¬What We Know, and What We Don’t,” TSRI News & Views (publicação online semanal de The Scripps Research Institute) 3(30) (October 11, 2004), disponível online aqui: acessado em 26 de agosto de 2007.

+++++

COMENTÁRIO IMPERTINENTE DESTE BLOGGER: Será que o MEC/SEMTEC/PNLEM vai exigir que os autores de livros-texto de Biologia do ensino médio se pautem por exemplos assim como o de Kaufmann e Orgel no que diz respeito à origem e evolução química da vida?