Whiteside “falou e disse”: a revisão por pares é conservadora ou ludita!

sábado, março 31, 2007

George M. Whiteside recebeu recentemente o prêmio Priestley de Química. O discurso dele recebendo o prêmio é muito interessante. Eu já bloguei sobre duas coisas tiradas de lá, mas eu me esqueci desta parte sobre os guarda-cancelas, oops peer-reviewers é mais chique. Até parece que o Whiteside anda lendo o meu blog.

Vejam o que ele disse do pódio sobre o atual sistema de revisão por pares: “O sistema de revisão por pares, especialmente num tempo de sequidão financeira, está entre conservador e ludita. Ele elimina todas as más idéias, a maioria das novas idéias boas, e todas das realmente incomuns. Há, é claro, uma alternativa para esta “intolerância” por idéias novas, para usar o termo de Kuhn: Se a química quiser dar as boas-vindas para as novas idéias, o sistema de revisão por pares pode expressar esse desejo.” Peer-review igual a “intolerância”.

Uau!!! Dizem as más línguas que o meu estilo é irônico, ferino, mordaz, e etc.

Eu fico impressionado que a cada dia que passa este “simples professorzinho do ensino médio” [será???] e otras cositas mais, está sendo vindicado por eminentes cientistas como George M. Whiteside. Como vocês percebem, eu não tenho nem um pouco de falsa modéstia. O que venho dizendo há tempo sobre o atual sistema de revisão por pares, chamando-o de “guarda-cancela” epistemológico é justamente por causa desta prática absurda dos revisores não acolherem idéias novas, especialmente as que vão de encontro à ciência convencional, oops “mainstream” é mais chique.

Quando todos estão pensando a mesma coisa, então não estamos pensando em nada [Feyerabend ou Feynman que disse isso?].

Abaixo a “intolerância” da KGB da Nomenklatura científica! Cientistas, professores e alunos de todo o mundo, uni-vos. Nada tendes a perder, a não ser as algemas epistemológicas de um paradigma moribundo! Paradigma morto, paradigma posto. Que venha o novo paradigma!

++++

Leia o brilhante discurso de Whiteside aqui [em inglês].